Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mídias digitais é o tema do 3º Encontro Virtual de Divulgação Científica da Fiocruz (29/9)


23/09/2021

Valentina Leite (Vpeic/Fiocruz)

Compartilhar:

A ciência está on-line – e, com isso, são vastos os desafios da área da divulgação científica. Visando facilitar este debate, a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz promove o 3º Encontro Virtual de Divulgação Científica, um evento totalmente on-line voltado para discussões em tempo real sobre assuntos ligados à divulgação e popularização da ciência. Dessa vez, o tema escolhido é Divulgação Científica e Mídias Digitais. O encontro acontece no próximo dia 29 de setembro, a partir das 14h, pelo canal do YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Para conversar sobre o tema, foram convidados: Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella; Antônio Brotas, jornalista-chefe da assessoria de comunicação da Fiocruz Bahia; e Renata Fontanetto, jornalista do Núcleo de Mídias do Museu da Vida Fiocruz. A moderação do evento fica a cargo de Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Atualidade e redes sociais serão os enfoques do evento, de acordo com a coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe. "O próximo Encontro Virtual trará questões atuais sobre o papel das redes sociais e das mídias digitais para o campo da divulgação científica. A proliferação de perfis individuais e institucionais, canais, blogs e outros, tem representado um desafio enorme. Em tempos de pandemia e de fake news, podemos dizer que a ciência está, por um lado, no foco das atenções, mas também, infelizmente, sendo atacada por grupos negacionistas e antivacinas", diz. Segundo ela, para uma instituição de pesquisa em C&T em Saúde, é importantíssimo que o debate seja pautado não apenas por especialistas, mas por toda a comunidade cientifica.

O evento é gratuito e aberto a todos os públicos interessados. 

Voltar ao topoVoltar