Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mestrado do Programa Vigifronteiras-Brasil/Fiocruz alcança marca de dez dissertações defendidas


07/12/2023

Bruna Cruz (VigiFronteiras Brasil / Vpeic / Fiocruz)

Compartilhar:

O Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz) chegou à marca das dez primeiras dissertações defendidas, cumprindo as expectativas da qualidade da produção acadêmica resultante apresentada. Nas defesas, os alunos demonstraram profundo conhecimento e domínio sobre os temas relacionados à vigilância em saúde nas fronteiras brasileiras com os países sul-americanos.

Duas das dissertações contaram com avaliadores externos à América Latina, da Universidade da Califórnia e do Instituto o Institut de Recherche pour le Développement (IRD/França). A coordenadora acadêmica do programa, professora Andréa Sobral, ressaltou a qualidade excepcional dos trabalhos e a relevância dos temas abordados.

“Os estudantes não apenas apresentaram pesquisas inovadoras, mas também trouxeram contribuições substanciais para a área, marcando um avanço significativo no conhecimento científico sobre vigilância de fronteiras. As defesas se destacaram por apresentações claras e bem estruturadas, evidenciando a capacidade dos alunos em comunicar de maneira eficiente suas ideias”, comentou. Ela ressaltou, ainda, a competência e o comprometimento do corpo docente como fundamentais para o sucesso dessas defesas, orientando os mestrandos de maneira competente ao longo do processo de construção e desenvolvimento das dissertações.

A importância dos trabalhos apresentados vai além da esfera acadêmica, impactando diretamente as regiões de fronteira brasileira com os países da América do Sul. Os alunos, em sua maioria, atuam nestas áreas, consolidando uma qualificação que se reflete na melhoria da vigilância em saúde, contribuindo para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira matérias sobre as dissertações do Programa Vigifronteiras-Brasil/Fiocruz apresentadas até o momento.

Voltar ao topoVoltar