Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Médico brasileiro Jarbas Barbosa é eleito o novo diretor da Opas/OMS


28/09/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. foi eleito, nesta quarta-feira (28/9), durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, o novo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Escolhido pelos representantes dos Estados-membros da instituição, Jarbas tomará posse em 1º de fevereiro para um mandato de cinco anos e será o sucessor da diretora Carissa Etienne, da Dominica, que está no cargo desde 2012. O novo diretor se comprometeu “a dar continuidade aos valores que forjaram a organização, como a solidariedade, e a conseguir que todos os países trabalhem de forma coordenada para que se possa melhorar a qualidade de vida e a saúde na região”.

Médico formado pela UFPE e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Ensp/Fiocruz, Jarbas é mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Unicamp (foto: Divulgação)

 

"A eleição de Jarbas Barbosa é o reconhecimento de suas contribuições, passadas e por vir, para uma saúde mais equitativa e para uma ciência menos desigual regionalmente. Para a Fiocruz, é uma honra ter um egresso da Escola Nacional de Saúde Pública à frente da Opas. Estou certa de que Jarbas dará sequência de forma competente ao trabalho de Carissa Etienne, com quem tivemos uma colaboração produtiva ao longo da última década", declarou Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz.

Presente à reunião que elegeu o novo diretor, realizada em Washington, onde fica a sede da Opas, o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, disse que Jarbas é um experiente profissional da área da saúde pública. “Seguramente a saúde do continente americano estará em muito boas mãos nos próximos anos. É uma satisfação ter participado da reunião representando a Fiocruz e dado a nossa contribuição para a eleição do Jarbas”.

O diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos Neto, disse que a eleição de Jarbas Barbosa foi recebida com grande satisfação. “Jarbas é bem conhecido dos pernambucanos pela sua trajetória de dedicação à luta pela saúde de nossa população. Na secretaria de Saúde de Olinda, na secretaria de Saúde de Pernambuco, no Ministério da Saúde e na Anvisa ele empreendeu todos os esforços por essa causa e propósito de vida. Hoje Pernambuco empresta um de seus filhos para cuidar da saúde das Américas. Sei o quanto deve estar feliz, mas também muito concentrado no que fará”.

Jarbas é atualmente o diretor-assistente da Opas e liderou os esforços para aumentar o acesso, de maneira equitativa, às vacinas contra a Covid-19, e também auxiliou na ampliação das capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde. Ele está na Opas desde 2007, quando ocupou o cargo de gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. A área é responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.

Em 2011, ele retornou ao Ministério da Saúde brasileiro para ser secretário de Vigilância em Saúde, ocupando depois a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Jarbas Barbosa também foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2015 a 2018.

Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Jarbas é mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Saúde de Olinda (PE), secretário de Saúde de Pernambuco e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), em Brasília.

A Opas atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A eleição do novo diretor será informada ao Conselho-Executivo da OMS, para que ele seja para nomeado diretor regional. Este ano, a Opas celebra seu 120º aniversário. A Organização conta com 37 países-membros, que se estendem do Ártico à Terra do Fogo, e três estados participantes de fora do continente: França, Holanda e Reino Unido.

Voltar ao topoVoltar