Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Masculinidade e deficiência é o 2º episódio do programa Ecoar

10/11/2021

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O segundo episódio do Ecoar - diálogos de cidadania continuará a temática do capacitismo trazendo um debate sobre masculinidade e deficiência. O programa será transmitido ao vivo nos canais do YouTube da VideoSaúde Distribuidora e da TV Unifase, nesta quarta-feira (10/11), das 14h às 15h30, e contará com intérpretes de Libras.

Tuca Munhoz, entrevistador e ativista em prol dos direitos humanos, traz a noção de “meio-homem” e busca refletir sobre como o capacitismo os afeta por não corresponderem ao padrão dominante da sociedade. Os entrevistados e o público serão instigados a refletir sobre o imaginário social do homem com deficiência como um corpo-frágil e, consequentemente, de um homem-frágil.

Essa temática também perpassa por outras questões, como: a interseção com a saúde e o descuido como parte da construção social dessa masculinidade; as formas como o homem e, principalmente, o homem com deficiência pode afirmar a sua masculinidade no combate ao machismo; entre outros assuntos que serão tratados neste programa.

Em dezembro, o Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis-Fiocruz/Unifase), o qual o Ecoar - diálogos de cidadania faz parte, lançará o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (Sisdef). Trata-se de um site que reunirá painéis com indicadores de políticas públicas importantes para gestores públicos e para o empoderamento da sociedade civil na luta pelos direitos humanos, através de informações qualificadas. A divulgação desses indicadores, por exemplo, pode contribuir para identificar as demandas dos homens com deficiência no Brasil.

Para debater a temática masculinidade e deficiência, este episódio conta com a participação de Flávio Urra, psicólogo e sociólogo, coordenador do programa E Agora, José? Pelo fim da violência contra a mulher; Rafael Ferraz Capri, editor fundador do portal Jornalista Inclusivo – Acessibilidade & Inclusão através da Informação; e Cláudia Regina Ribeiro, professora no Mestrado Profissional em Saúde da Família (UFF) e no Mestrado Acadêmico em Enfermagem (Unirio), desenvolve trabalhos e pesquisas sobre gênero, sexualidades, masculinidades, paternidades e saúde LGBTI+.

A atividade conta com o apoio do Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda / Cooperação Social da Fiocruz para Libras.

Voltar ao topoVoltar