Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lula inaugura a nova fábrica da Fiocruz


21/07/2005

Compartilhar:

Lula inaugura oficialmente nova fábrica de medicamentos da Fiocruz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurará oficialmente a planta industrial de Farmanguinhos, o Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) da Fiocruz, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, às 10h desta sexta-feira, dia 22 de julho. Acompanharão o presidente o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, a diretora de Farmanguinhos, Núbia Boechat, e convidados.

Na chegada, a comitiva do presidente seguirá para o salão de convenções, onde serão apresentados os objetivos e alguns números relativos à produção de medicamentos do CTM. Em seguida, Lula acompanhará a produção de anti-hipertensivos e antidiabéticos largamente utilizados pelo SUS. A visita deverá durar uma hora e meia e somente cinegrafistas e fotógrafos acompanharão a comitiva no interior da fábrica. Os repórteres aguardarão em frente ao palanque em que ele discursará e descerrará a placa inaugurativa do CTM. Não haverá entrevista coletiva.

De acordo com a Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, o credenciamento para os jornalistas – para aqueles que ainda não são cadastrados – será feito de forma online, no site www.info.planalto.gov.br.

O CTM

Foram investidos US$ 6 milhões na compra da fábrica da GlaxoSmithKline. Com 105 mil metros quadrados, a nova fábrica é três vezes maior do que a existente em Manguinhos. Serão produzidas cinco bilhões de unidades farmacêuticas (ufs) em 2005 e a previsão para 2007, ano em que a fábrica estará em pleno funcionamento, é de dez bilhões de ufs.

Farmanguinhos planeja sua produção sobre as demandas apresentadas pelo Ministério da Saúde. Entre os produtos da fábrica destacam-se anti-hipertensivos, anti-retrovirais, antianêmicos, antiinfecciosos e antidiabéticos. São de fabricação exclusiva de Farmanguinhos os medicamentos para tratamento de endemias focais, tais como malária, hanseníase, tuberculose e filariose.

O CTM fica na Rua Comandante Guaranys 447, em Jacarepaguá.

Voltar ao topoVoltar