Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro Saúde, Ambiente e Sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas é apresentado no III Seminário Nacional de VSA


18/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

O livro Saúde, Ambiente e Sustentabilidade:  fundamentos, bases científicas e práticas, organizado por Guilherme Franco Netto e Juliana Rulli, foi apresentado no III Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. O evento realizado em setembro teve por objetivo compartilhar experiências, fortalecer a atuação e promover reflexão sobre o presente e futuro da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA). 

A apresentação virtual contou com a participação de representantes de secretarias de municipais e estaduais, além do Ministério da Saúde, estudantes e outros. Guilherme Franco Netto abordou desde a concepção do livro até a metodologia e os 40 capítulos que compõem o livro. 

“A obra é uma publicação pioneira que apresenta uma visão ampla dos fundamentos, das bases científicas e das práticas de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, das últimas três décadas, no âmbito dos campos de conhecimento da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, assim reconhecidos pelos órgãos de fomento à pesquisa em nosso país”, ressaltou Guilherme. 

Participam da coletânea 126 pesquisadores com destacada produção científica nacional e internacional, integrantes de centros de pesquisas, universidades brasileiras, gestores de instituições e organizações. Entre eles estão integrantes da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde (CGVAM/DSASTE/SVS/MS).

Para a coordenadora geral de Vigilância em Saúde Ambiental (Cgvam), do Ministério da Saúde, Thaís Cavendish, o livro tem grande potencial de capacitar e formar os agentes da vigilância em saúde, de conduzir o pensamento crítico na área e de fundar uma coletânea de conteúdos relevantes para a Vigilância em Saúde Ambiental. “Nós aqui na esfera federal estamos ansiosos pelo lançamento e ampla disseminação no Brasil”, finalizou a coordenadora.

Voltar ao topoVoltar