Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro premiado “Mulheres dos Cabelos Brancos - cartografias do cuidado de si no mundo do samba” será relançado no 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva


19/11/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 18 de novembro, em São Paulo, a coordenadora de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, Adriana Castro, recebeu o Prêmio Abeu como o segundo melhor livro de Ciências Humanas do ano de 2022. 

O livro "Mulheres dos Cabelos Brancos - cartografias do cuidado de si no mundo do samba", publicado pela EdUERJ, é o resultado de sua pesquisa de doutorado, em que discute os processos de medicalização da vida e do envelhecimento a partir da experiência da Ala dos Cabelos Brancos, velha-guarda do GRES Império Serrano. 

Colocando em diálogo sambistas, pesquisadores da cosmogonia afro-diaspórica e filósofos da diferença, o texto apresenta a cartografia dos modos de viver das mulheres dos cabelos brancos.

O livro será relançado no Espaço Saúde & Letras, no 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Salvador, no dia 22 de novembro, às 16h.

Voltar ao topoVoltar