Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro da Editora Fiocruz conquista o Prêmio Abeu 2023


21/11/2023

Luiza Trindade (Editora Fiocruz)

Compartilhar:

O livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde, da Editora Fiocruz é o vencedor do Prêmio Abeu 2023, na categoria Ciências da Vida. Outros dois livros da Editora Fiocruz também foram destacados: Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde, foi terceiro colocado em Ciências da Vida, e Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos (coedição com Piseagrama), recebeu terceiro lugar na categoria Projeto Gráfico.

O anúncio dos premiados ocorreu na noite desta sexta-feira (17/11), durante cerimônia realizada no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. 

 

Com linguagem acessível, o livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde, organizado pelos pesquisadores Christovam Barcellos, Carlos Corvalan e Eliane Lima e Silva, trata sobre o tema urgente das mudanças climáticas e seus impactos na saúde humana, contribuindo com a proposição de estratégias concretas para a resiliência das comunidades em face aos desastres climáticos. 

Composto por 12 capítulos, o título reúne cerca de 30 especialistas das mais diversas áreas. "É através desses capítulos que nós vamos conhecer alguns casos de desastres, como secas, inundações, deslizamentos de terra, que têm afetado, direta ou indiretamente, a população. Alguns desses impactos são imediatos, causando óbitos e perdas materiais, mas vários deles são relacionados a questões de habitação estruturais, saneamento, organização social e política local, além da geologia e outras características do terreno", resume Christovam Barcellos.

A publicação está disponível em versão impressa e digital. 

 

Coletâneas distinguidas

Além da grande vencedora, duas outras obras coletivas da Editora Fiocruz receberam destaque, ficando em terceiro lugar em suas categorias. Assim como a campeã, concorreu na categoria Ciências da Vida o volume Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde, publicado em parceria com o Observatório Covid-19 Fiocruz. O livro, organizado pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima, é a quarta publicação da série Informação para Ação na Covid-19, cujos títulos estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros. O título é semifinalista do Prêmio Jabuti deste ano, cujo resultado será divulgado no dia 5 de dezembro.

 

Uma coedição da Editora Fiocruz e a plataforma editorial Piseagrama, Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos mereceu o terceiro lugar na categoria Projeto Gráfico. O livro evidencia o protagonismo dos povos originários na formulação, estruturação e implementação da atual política de saúde indígena no Brasil. Organizada por Ana Lúcia de Moura Pontes, Vanessa Hacon, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos, a coletânea apresenta relatos de 13 lideranças acerca de suas trajetórias de vida e atuação no movimento indígena, com ênfase no campo da saúde.

A obra, produzida no âmbito do projeto de pesquisa Saúde dos Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas Históricas, Socioculturais e Políticas, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), tem projeto gráfico assinado pela Piseagrama e pelo artista Wapichana Gustavo Caboco, cujas ilustrações, que acompanham o texto, conduzem a leitura pelos caminhos e confluências dos saberes de cura. O livro impresso é vendido ao público a preço de custo, e o valor arrecadado, destinado a organizações indígenas. Sua versão e-book está em acesso aberto na plataforma SciELO Livros.

 

Prêmio Abeu

Organizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), o Prêmio Abeu distingue, anualmente, desde 2015, as melhores edições do âmbito científico e acadêmico. Com a premiação, a Abeu busca valorizar as qualidades técnicas, acadêmicas e estéticas das obras. Uma das novidades deste ano foi a inclusão da categoria Literatura Infantojuvenil, em que concorrem obras de conteúdo ficcional, destinadas a este público, com enfoque em questões de caráter científico.

Edições anteriores

A Editora Fiocruz é a grande vencedora da categoria Ciências da Vida há quatro anos consecutivos. Em 2022, com o livro Vacinasem 2021, com Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960, e em 2020, com Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba.

Acesse a lista completa dos vencedores do Prêmio Abeu 2023.

Voltar ao topoVoltar