Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançamento: a infância na produção literária da América Latina

28/08/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

O novo lançamento da Editora Fiocruz é fruto de uma pesquisa finalizada em um cenário latino-americano transformado pela pandemia de Covid-19, em que a saúde e o bem-estar das crianças foram impactados em esferas diversas.

Carências alimentares e habitacionais, falta de serviços médicos, aumento da violência doméstica e abandono escolar são alguns entre tantos agravos, materiais e imateriais, da vida e desenvolvimento infantis nos últimos anos.

Estas preocupações, porém, fazem parte da história latino-americana, que afeta há séculos, da saúde às políticas públicas, da arte à literatura. É o que comenta Alejandra Josiowicz, na apresentação de seu novo livro A Cruzada das Crianças: intelectuais, cultura e política na América Latina (Ed. Fiocruz: 2023).

 

Infância: entre a política e a estética

O olhar para a infância e os sentidos que adquiriu nas obras de quatro importantes intelectuais da América Latina, José Martí, Horacio Quiroga, Mário de Andrade e Clarice Lispector, são o ponto de partida de Josiowicz para analisar as múltiplas perspectivas sobre a infância, enquanto formação discursiva, porta de entrada para a cultura e impulso renovador político.

Com base em uma diversificada gama de textos, alguns emblemáticos e outros pouco conhecidos do público, selecionados entre revistas, jornais, textos pedagógicos, livros destinados a adultos, jovens e crianças –, a pesquisadora reflete sobre como os autores estudados compreenderam a infância em sua dupla ancoragem. Por um lado, dela utilizaram-se para analisar e modificar as sociedades onde viviam, por outro, atentos às estratégias da linguagem infantil, arejaram o cânone literário.

Além da variedade documental, temos um estendido recorte temporal. Josiowicz percorre desde o fim do século XIX até a década de 1970, oferecendo-nos uma visão ampla e detalhada de como a infância foi representada na produção literária latino-americana.

 

Um olhar para a saúde infantil

Resultado de tese de doutorado defendida na Universidade de Princeton, originalmente publicada em espanhol em 2018, esta edição em português conta com um último capítulo inédito, no qual analisam-se as práticas culturais e as políticas públicas latinas voltadas para a preservação e a manutenção da saúde infantil.

Este último capítulo é fruto da pesquisa de pós-doutorado de Josiowicz no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

Assumindo a perspectiva da história cultural e apoiando-se na crítica literária e sociologia da cultura, a autora oferece-nos o prazer de descobrir os ícones da modernidade literária latino-americana de um ângulo incomum, fazendo parecer que os estamos lendo pela primeira vez. Mas afinal, este é mesmo um dos sentidos de um clássico: aquele texto que em cada releitura renasce: torna-se (e ao leitor) "criança" de novo.

 

Sobre a autora
Alejandra J. Josiowicz é doutora em línguas e culturas espanhola e portuguesa, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz (COC/Fiocruz) e pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil; professora adjunta no Departamento de Letras Neolatinas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Voltar ao topoVoltar