Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jardim Botânico do Rio e Fiocruz estreitam parceria


16/02/2012

Compartilhar:

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Fiocruz acabam de selar uma nova frente de trabalho em sua parceria. O Museu do Meio Ambiente - projeto daquele primeiro, previsto para ser inaugurado em junho desde ano - terá atividades integradas com a Fundação, em especial com o Campus Mata Atlântica. Na manhã da última quarta-feira (15/2), o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, se reuniu com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, para acertar uma agenda de trabalho de curto prazo.

O museu funcionará no Prédio Sede Histórica do Jardim Botânico, em reforma, e terá duas novas edificações de projetos vencedores do concurso público coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Funcionarão ali três programas: de divulgação científica, educativo e de exposições. A Fiocruz já mantém parcerias com o Jardim Botânico por meio da cooperação técnica assinada em 2010, que descreve linhas de atuação conjunta, como projetos para o museu e outros de pesquisa no campus da Mata Atlântica.

Atualmente, a Fiocruz recebe apoio técnico do Jardim Botânico para o desenvolvimento de sistemas de informação para o Centro de Informação em Saúde Silvestre. Há várias outras atividades previstas, como a formação do Grupo Sentinela de pesquisadores expostos a agravos advindos da biodiversidade; a colaboração nas áreas de ensino; projetos de pesquisa e restauração de áreas degradadas com sementes no Campus da Mata Atlântica; e cooperações entre acervos de história das ciências, entre outras.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar