Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Integração das áreas é destaque no Fórum de Planejamento da Fiocruz


30/08/2023

Erika Roitberg (Cogeplan/Fiocruz)

Compartilhar:

A discussão sobre a ação integrada das diversas áreas da Fiocruz, diante do contexto atual de recomposição de políticas públicas, marcou o Fórum de Planejamento (23 e 24/8), realizado no auditório do Museu da Vida, no Rio de Janeiro. O evento, organizado anualmente pela Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan/Fiocruz), reuniu 206 trabalhadores da área nas unidades (131 virtualmente e 75 presencialmente), e contou com a participação na mesa de abertura do coordenador da Cogeplan, Ricardo Godoi; do diretor-executivo da Fundação, Juliano Lima; e da diretora-executiva adjunta, Priscila Ferraz.

 

 

Auditório com pessoas assistindo televisãoDescrição gerada automaticamente

Analisando o desmonte de iniciativas herdado do governo anterior, Juliano Lima falou sobre os desafios do atual cenário e seu impacto direto na Fiocruz, citando como exemplos do esforço institucional para retomar programas como o Mais Médicos, Farmácia Popular e Brasil Sorridente. “O momento agora é de reconstrução do cenário econômico, mas reconstrução não vale sem transformação, nosso diferencial é a diversidade das áreas de atuação da Fiocruz, essa é nossa maior potência e também nosso maior desafio”, destacou Juliano. Priscila Ferraz enfatizou a necessidade de integração do sistema de Planejamento da Fiocruz, destacando a questão de compras e seus aspectos orçamentários e financeiros.

Ricardo Godoi iniciou sua apresentação propondo a discussão sobre a integração das ações da Fiocruz no complexo cenário atual, com uma visão abrangente dos sistemas de planejamento institucional, apresentando avanços alcançados por ações já realizadas, e o potencial das que estão em construção. Segundo ele, “essa integração caminha em consonância com a busca de alinhamento das ações às diretrizes estratégicas, valores e políticas institucionais e, principalmente, com a promoção da sustentabilidade da organização”.

Representantes de diversas unidades da Fiocruz apresentaram sugestões para o aprimoramento do sistema de planejamento institucional, como a realização de encontros mais frequentes para maior integração das unidades nessa área. Também presente no encontro, a coordenadora da Cogepe, Andrea da Luz, enfatizou que “o Fórum fortalece a cooperação interna, as unidades possuem identidades distintas, mas a Fiocruz é a união do todo, isso fortalece a instituição”.

Em sua apresentação sobre o processo de planejamento plurianual, o coordenador de planejamento (Coplan), Fábio Lamin, ressaltou que “os sistemas de planejamento precisam de qualificação em boas práticas de gestão, mas temos que ir além, sejamos propositivos, é isso que vai gerar a mudança”. Em seguida, Lamin apresentou os impactos institucionais e as principais mudanças no processo de programação com o lançamento do novo Sage (Sistema de Apoio à Gestão Estratégica).

 

Pessoas sentadas em uma salaDescrição gerada automaticamente com confiança média

A programação do Fórum seguiu com a intervenção da coordenadora de Cooperação Técnica Nacional, Cláudia Martins, que reforçou o estímulo ao aprimoramento do planejamento institucional. “A busca do autoconhecimento deve vir acompanhada de um propósito e o papel das lideranças é de extrema importância na promoção do desenvolvimento pessoal para gerar qualificação”, destacou a coordenadora.

Traçando uma linha do tempo a partir do Fórum de Planejamento de 2019, Claudia mostrou a evolução da Cooperação Técnica Nacional na Fiocruz, destacando o gráfico de instrumentos de cooperação técnica vigentes que aponta o Acordo de Cooperação como o mais utilizado pela instituição.

A Coordenadora aproveitou a apresentação para comunicar a publicação da Nota Técnica Cogeplan 01/2023, detalhando a operabilidade de instrumentos de cooperação (TED e ACT) como modalidades de transferência voluntária. Ela finalizou sua intervnção divulgando a abertura de um canal de dúvidas sobre cooperação técnica, com atendimento virtual via Teams, disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h para esclarecimentos.

A programação do Fórum contou ainda com o lançamento do novo Sage, dedicando um dia do evento exclusivamente ao treinamento de representantes das unidades da Fiocruz, que puderam tirar suas dúvidas sobre as funcionalidades incluídas no sistema.

Grupo de pessoas sentadas em cadeirasDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Confira as apresentações do Fórum

Fotos: Divulgação/Cogeplan

Voltar ao topoVoltar