Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inovação: ferramenta auxilia na análise de dados de espectrometria de massas

Prédio da Fiocruz Paraná

17/08/2023

Fonte: ICC/Fiocruz Paraná

Compartilhar:

A equipe do Laboratório de Proteômica Estrutural e Computacional do Instituto Carlos Chagas (LPEC/ICC/Fiocruz Paraná), desenvolveu uma ferramenta que possibilita analisar dados de espectrometria de massas oriundos de interação em larga escala entre proteínas. A ferramenta é aplicável a qualquer estudo que envolva interação entre proteínas, ou seja, útil a estudos voltados à biologia que objetivem entendimento em nível molecular.

O produto foi desenvolvido durante o doutorado de Milan Avila Clasen no Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia, do ICC, orientado por Paulo Carvalho, pesquisador do LPEC/ICC, e coorientado por Fabio Gozzo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho contou com a colaboração da pesquisadora Fan Liu, de Berlim (Alemanha) e de Diogo Lima, integrante de seu grupo de pesquisa.

“Apesar de existirem metodologias por espectrometria de massas que permitem analisar interações entre proteínas, as metodologias não eram preparadas para análise de dados em escala proteômica”, afirma Clasen. “Primeiramente, demonstramos a eficácia de nosso método em experimento prova de conceito, ou seja, um dataset composto por proteínas sintetizadas na qual saberíamos de antemão as interações. Em seguida, a doutoranda Giovanna Lopes, da Unicamp, aplicou o método em lisado de E. coli e sugeriu duas novas interações proteicas com o Ribossomo”, reforça Paulo Carvalho.

A ferramenta lançada este ano durante a reunião da Sociedade Americana de Espectrometria de Massas (American Society for Mass Spectrometry – ASMS), em Houston (EUA), vem sendo acessada desde então por grupos de pesquisa internacionais.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar