Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INI/Fiocruz disponibiliza treinamento sobre manejo de resíduos no Youtube

Mara Ribeiro em sua apresentação

20/12/2022

Alexandre Magno (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

Já está disponível no canal oficial do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) do Youtube o treinamento sobre Resíduos do Serviço de Saúde e Mitigação de Derramamento. Realizado presencialmente no dia 22 de novembro, no auditório do Instituto em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com quase 100 pessoas presencialmente. As aulas foram gravadas e divididas em dois vídeos, intitulados Parte 1 e Parte 2.

O treinamento foi organizado e realizado pela Gerência de Resíduos do INI/Fiocruz. No primeiro vídeo (Parte 1), a engenheira e gerente do serviço, Mara Ribeiro, explica os objetivos do curso, apresenta os palestrantes  do curso, seguida pela vice-diretora de Gestão, do INI, Solange Siqueira que dá boas-vindas aos participantes e reforça a importância do manejo adequado dos resíduos como prática de promoção da saúde.

Em seguida, o suporte de gestão da Gerência de Resíduos, Pedro Caccavo, formado em engenharia ambiental  explica sobre as boas práticas no manejo dos resíduos em serviços de saúde. Pedro explica que Resolução de Diretoria Colegiada (RDC)  222/2018, da Anvisa é a norteadora das boas práticas em relação ao manejo dos resíduos em serviços de saúde. “Todos os estabelecimentos de assistência à saúde estão submetidos a essa norma.  É uma bíblia. Qualquer estabelecimento tem que ter esse conhecimento”, afirmou.

Pedro explicou para audiência que os resíduos em serviços de saúde são divididos em cinco grupos: Grupo A: são dos resíduos potencialmente infectantes, que têm risco biológico associado; Grupo B: são os resíduos químicos com risco químico associado; Grupo  C:  são os radioativos, com radiação ionizante; Grupo D: são os resíduos comuns, que são os equiparados com resíduos domiciliares;  e Grupo E: são os resíduos perfurantes, cortantes, escarificantes, com risco biológico, químico ou radioativo.

No segundo vídeo (Parte II), o biólogo, técnico em radiologia e radioproteção da Cogic/Fiocruz, Rafael Rodrigues, apresenta o tema sobre o manejo de resíduos perigosos. Ele explicou que além da RDC 222/18, há também a NBR 10004 da ABNT que fala sobre o manejo seguro de resíduos sólidos e suas classificações. Em seguida apresentou o kit para mitigação de derramamento de produtos  químicos e demostrou  seu uso em caso de um acidente.

O treinamento contou também com a participação de outras unidades como  IOC, IFF, COGIC  e INCQS. Para Mara Ribeiro, essa participação enriqueceu muito o evento. “A participação dessas unidades enriqueceu muito e promoveu a troca de experiências entre as unidades da Fiocruz sobre o tema”.

Assista aos dois vídeos no canal oficial do INI/Fiocruz no Yotube:

Treinamento: Resíduos do Serviço de Saúde e Mitigação de Derramamento de Produtos Químicos - Parte I

Treinamento: Resíduos do Serviço de Saúde e Mitigação de Derramamento de Produtos Químicos - Parte II

Voltar ao topoVoltar