Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

InfoGripe alerta para aumento de casos associados à influenza A


21/09/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

Divulgado nesta quarta-feira (21/9), o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta para queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas). Referente à Semana Epidemiológica (SE) 37, período de 11 a 17 de setembro, o Boletim tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 19 de setembro.

Por outro lado, o pesquisador Marcelo Gomes alerta para o aumento recente de casos associados à influenza A: o vírus H3N2 gerou um surto fora de época no final do ano passado e está aparecendo novamente em São Paulo. Os indícios na capital paulista sinalizam tendência de aumento de SRAG nas últimas semanas, observado especialmente em crianças e adolescentes, e pode estar associado ao aumento de casos de influenza. "Por isso, não podemos esquecer da vacina para ter a melhor proteção possível”, destacou o coordenador do InfoGripe.

Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando para amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2, especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 9,7% para influenza A; 0,8% para influenza B; 8,6% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 55,8% para Sars-CoV-2 (Covid-19). 

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos nesse período foi de 1,9% para influenza A; 0,0% para influenza B; 0,0% para VSR; e 90,3% para Sars-CoV-2.
Os dados atuais sugerem que a tendência de aumento de casos entre crianças e adolescentes (0 a 17 anos) que se observou na maioria dos estados a partir do final de julho já dá claros indícios de interrupção na maioria dos estados, com alguns desses já apresentando início de processo de queda.

No cenário geral, observa-se queda ou estabilidade na incidência de casos em praticamente todas as faixas etárias da população adulta. A curva nacional segue apontando para um patamar inferior ao observado em abril de 2022, até então o mais baixo desde o início da epidemia de Covid-19 no Brasil.

 

Estados e capitais

Das 27 unidades federativas, apenas Amapá apresenta crescimento na tendência de longo prazo até a SE 37. No entanto, o cenário mais recente é compatível com oscilação em torno de patamar estável.

Quatro das 27 capitais mostram crescimento na tendência de longo prazo até o mesmo período: Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Macapá (AP), e plano piloto e arredores de Brasília (DF), embora ainda compatíveis com cenário de oscilação em torno de patamares estáveis. Nas demais, o sinal é de queda ou estabilidade na tendência de longo prazo e estabilidade nas semanas recentes (curto prazo).

Voltar ao topoVoltar