12/04/2022
Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
O Ministério da Saúde (MS) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no dia 4 de abril. O imunizante, antes de ser distribuído aos postos de vacinação, passa pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) para um rigoroso processo de controle da qualidade, que começou um mês antes, em 4 de março.
No INCQS/Fiocruz, as vacinas passam por análise de protocolo, ensaio de potência e identidade, esterilidade, endotoxina bacteriana, aspecto, determinação de pH, teor de formaldeído e teor de timerosal, conforme explica a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB) do Instituto, Maria Aparecida Affonso Boller.
Os testes envolvem os quatro departamentos técnico-científicos: Farmacologia e Toxicologia; Imunologia; Microbiologia; e Química. “Tomar vacina é a melhor forma de proteger de algumas doenças e suas complicações, além de ser uma medida que contribui para fortalecer a resposta imune individual e coletiva, impedindo o surto de doenças”, adverte Maria Aparecida, que já concedeu entrevista explicando o processo de controle da qualidade das vacinas em geral.
De acordo com o site do MS, a campanha de vacinação contra a gripe se iniciou com idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Posteriormente serão vacinados todos os grupos.
Mais em outros sítios da Fiocruz