Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INCQS/Fiocruz realiza controle da qualidade dos resíduos de agrotóxicos em alimentos


10/01/2023

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) realiza análises de resíduos de produtos agrícolas (agrotóxicos) utilizados nas lavouras, que podem permanecer nos alimentos e ser ingeridos. Estas são desenvolvidas com a participação em projetos e programas com outras instituições e são realizadas pelo Departamento de Química (DQ) do Instituto.

“Considerando que as substâncias agrotóxicas podem causar danos à saúde, é extremamente importante que haja um controle dos resíduos que ficam após o uso desses produtos nas lavouras. O controle da qualidade permite avaliar se os resíduos encontrados estão de acordo com os limites estabelecidos pela legislação da Anvisa”, explicam Lucia Bastos, Maria Helena Wohlers e Angélica Castanheira, do Laboratório de Alimentos.

Este processo envolve ensaios de multirresíduos (vários resíduos juntos analisados ao mesmo tempo), sendo que atualmente o INCQS/Fiocruz analisa cerca de 350 Ingredientes Ativos (IA), e ensaios de resíduos de ditiocarbamatos, uma classe química de produto muito usado.

O Instituto também produz Ensaios de Proficiência (EP) nesta área, que são amostras (item de ensaio) que podem ser utilizadas como ferramentas de verificação externa sobre como está o seu processo de trabalho e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais. Os EPs são feitos anualmente e distribuídos a laboratórios de alimentos no Brasil e em outros países da América Latina.

“A produção de Ensaios de Proficiência é importante para permitir que os demais laboratórios tenham uma ferramenta de avaliação do seu trabalho que possa demonstrar que seus resultados são confiáveis”, completa Leonardo Coutada, chefe do Núcleo de Alimentos, Microscopia e Métodos Rápidos.

A equipe esclarece, ainda, que analisar resíduos de agrotóxicos tem um alto custo e é um processo complexo.

Saiba mais sobre agrotóxicos.
 

Voltar ao topoVoltar