Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inclusão nos cuidados contra a Covid-19

Coração com símbolos ligados a diversos tipos de deficiências

22/09/2020

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

O dia 21 de setembro foi o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Em um contexto de pandemia, é fundamental a atenção para as deficiências de natureza física, mental, intelectual ou sensorial nos cuidados contra a Covid-19, conforme ressaltam Renata Dalavia, do Setor de Artigos de Saúde do INCQS/Fiocruz, e Filipe, Quirino, do Setor de Produtos Biológicos.

Portanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou que toda informação sobre o tema esteja acessível na linguagem qualificada de sinais nos conteúdos televisivos, para as pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva; que as telefonias tenham serviços de texto para pessoas surdas ou com dificuldades de audição; e que os sites oficiais disponham de ferramentas de acessibilidade para as pessoas com deficiência de aprendizado, auditiva e outras.

Além disso, outras adaptações estão sendo pesquisadas e viabilizadas, como máscaras faciais em 3D, para pessoas com deficiência auditiva e informações segmentadas, considerando as especificidades das pessoas com necessidades especiais.

“Deve ser realizado um trabalho incessante, em todos os âmbitos, de combate à pandemia para mudar esta realidade sem se esquecer de ninguém, com empatia e respeito às dificuldades de cada indivíduo. Precisamos permitir a acessibilidade aos meios físicos, sociais, de saúde, educação e à comunicação para possibilitar que pessoas com deficiência gozem plenamente de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais com segurança”, defendem Renata e Filipe.

Máscaras faciais em 3D

Trabalhos de pesquisa demonstram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) inclusivos, como as máscaras faciais em 3D, constituídas por material inteira ou parcialmente transparente, deixando à mostra a região da boca, o que permite a leitura labial e a visualização da expressões faciais, fatores importantes na comunicação das pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

Embora o INCQS/Fiocruz não desenvolva pesquisas especificamente sobre estas máscaras e não as produza, Renata e Filipe, que trabalham com artigos de saúde, falam da importância de se pensar a acessibilidade:

“As máscaras são fundamentais, porque funcionam como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas, conferindo proteção no dia a dia. Entretanto, as máscaras opacas impossibilitam a leitura labial, fato que destaca a importância deste EPI em 3D”, explicam.

Eles enfatizam que a confecção e o uso das máscaras devem seguir os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Sobre a higienização, os profissionais do INCQS esclarecem que a limpeza da máscara de uso não profissional deve ser feita com água, sabão e água sanitária ou equivalente, deixar de molho por 20 a 30 minutos e enxaguar em agua corrente. E, na presença do material plástico é recomendável passar álcool 70% para fazer a desinfecção.

Outras especificidades

As informações oficiais sobre os cuidados de proteção e higiene pessoal devem levar em consideração as necessidades especiais. Pessoas com dificuldade de mobilidade ou deficiência física, por exemplo, precisam ser orientadas a desinfetar com água e sabão, álcool a 70% ou outro produto desinfetante suas bengalas, muletas, cadeira de rodas e outras tecnologias assistivas, que passam a ser vias diretas de contaminação. A higienização deve ser feita várias vezes ao dia e após deslocamento externo.

Quando o deficiente for portador de paralisia ou ausência dos membros superiores, vai necessitar da assistência de terceiros, assim como para a transferência de cadeira de rodas a veículos e outras situações, o que deve ser feito com muito cuidado, visto que a recomendação da OMS é o distanciamento social.

A necessidade do auxílio de terceiros também pode existir no caso de deficiência visual, sobretudo para a sua mobilidade. Ademais, utilizam mais as mãos, pois estas são usadas como instrumento de exploração tátil, leitura e reconhecimento de pessoas e objetos. Portanto, precisam de mais cuidado de higiene pessoal.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar