Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

II Ciclo sobre os Desafios da Promoção da Saúde no Século XXI traz múltiplos olhares sobre o Envelhecimento


11/07/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Em dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, buscando instigar e fortalecer um movimento global que trabalhe para que as vidas mais longas sejam vividas com mais saúde e oportunidades e que envolva a todos na construção de uma sociedade para todas as idades.

Reconhecendo que a experiência do envelhecimento é heterogênea e profundamente marcada pelos processos de determinação social e de garantia de direitos, trabalha-se com a ideia de que “saudável” é viver bem, com a melhor habilidade funcional possível e o acesso ao cuidado integral coordenado e com a valorização de objetivos e desejos singulares dos sujeitos. Assim, a proposta da Década se organizou em quatro frente principais: enfrentar o etarismo, construir comunidades que promovam as capacidades de pessoas idosas, investir em serviços de atenção primária e de cuidados integrados centrados nos sujeitos e garantir acesso a cuidados de longa duração para aqueles que precisem.

Se antes da pandemia de Sars-Cov-2 as preocupações com as pessoas idosas já constituíam um grande de desafio, não é difícil afirmar que ele só aumentou nos últimos anos. Com o sistema de saúde e proteção social e as famílias precisando fazer frente a inúmeras preocupações e precauções, que nem sempre foram suficientes ou adequadas para o bem estar dos idosos, e com a expressão de um etarismo sem meios termos, fez-se clara a urgência em ampliar o debate sobre o envelhecimento.

Essa é a proposta do II Ciclo de Webinários sobre os Desafios da Promoção da Saúde no Século XXI, que trará alguns olhares sobre o envelhecimento no diálogo com questões como políticas públicas, racismo, gênero e sexualidade e movimentos sociais.

O II Ciclo de Webinários é realizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. 

Acompanhe a nossa agenda:
Dia 14/07/22 - Envelhecimento e movimentos por direitos nos cenários nacional e internacional. – Dr. José Luiz Telles, pesquisador da ENSP/FIOCRUZ; coordenou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa no Ministério da Saúde no período de 2005 a 2010. No momento está na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa como professor visitante, onde coordena a disciplina Envelhecimento Ativo e Saudável e participa de projetos de investigação na área da saúde da população idosa.

Dia 28/07/22 – Envelhecimento, Cidadania e Saúde da População Negra – Dr. Alexandre da Silva, Doutor em Saúde Pública (USP), mestre em Reabilitação e especialista em Gerontologia (UNIFESP). É professor adjunto da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Membro do GT Racismo e Saúde da ABRASCO. Desenvolve pesquisas e serviços de consultorias em envelhecimento, epidemiologia, desigualdades sociais e raciais, iniquidades em saúde, racismo e saúde do trabalhador.

Dia 11/08/22 – Envelhecimento, Sexualidade e População LGBTQIA+ – Dr. Fernando Pocahy, professor na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, onde coordena o geni - estudos de gênero e sexualidade. Pesquisador do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e Procientista - UERJ/FAPERJ. 

Dia 25/08/22 - (a confirmar)

Voltar ao topoVoltar