Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz divulga contribuições de pesquisa sobre sequelas urológicas do vírus zika


01/06/2023

Maria Luiza La Porta e Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoveu (18/5) um evento para divulgar o Relatório de Avaliação do Centro Colaborador IFF/Fiocruz referente a pesquisa Fortalecimento do cuidado às crianças com sequelas urológicas relacionadas à Síndrome Congênita Associada ao Vírus Zika (SCVZ). O estudo é de autoria das pesquisadoras do Ambulatório de Urodinâmica Pediátrica, Lucia Monteiro e Grace Araújo.

A pesquisa avaliou e tratou nos seis centros colaboradores mais de 400 crianças que tiveram alguma sequela urológica relacionada a Síndrome Congênita Associada ao vírus zika, 100 delas no IFF/Fiocruz. A análise resultou em importantes produtos, como a criação do Protocolo de Investigação de Sequelas Urológicas e Intestinais, a Consulta de Enfermagem em Crianças com SCVZ e a capacitação de profissionais e cuidadores em seis estados brasileiros com o objetivo de fortalecer e qualificar o cuidado a crianças com a síndrome. Outro importante produto é um banco de dados único, que foi criado na plataforma REDCap em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde (Livs) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Urodinâmica do IFF/Fiocruz que se expandiu para as seguintes instituições brasileiras: o Instituto Santos Dumont, em Macaíba (RN); o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), em Campina Grande (PB); a Universidade de Pernambuco; a Universidade Federal do Maranhão; e a Faculdade de Medicina de Jundiaí, em São Paulo (SP).

Saiba mais sobre a pesquisa

Voltar ao topoVoltar