Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Icict inaugura a Sala Multimídia Pauliran Freitas

Pauliran olhando a placa pregada na porta da sala de multimídia Pauliran Freitas

19/12/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) encerrou o ano de 2022 com uma homenagem mais do que especial: Pauliran Freitas, cinegrafista da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, foi o personagem de encerramento do Centro de Estudos "Memórias", realizado no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, e passou a nomear a sala multimídia do Instituto. O evento de homenagem a Pauliran Freitas serviu também como confraternização de encerramento do ano do Icict.

A mesa de abertura foi composta por Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, e Raquel De Boni, coordenadora do Centro de Estudos. Eles ressaltaram a importância do evento, que, durante todo o ano de 2022, compartilhou experiências e histórias de pesquisadores e pesquisadoras que colaboraram para a trajetória científica do Instituto ao longo de seus 35 anos de existência. Dessa vez, a homenagem foi dirigida a um profissional da área técnica e do audiovisual. 

Murtinho destacou que foi um ano muito simbólico pela volta ao trabalho em formato presencial, ressaltando também a importância de conquistas como um plano para a área de ensino, além da aprovação do Plano Estratégico 2022-26 da unidade. Ele agradeceu também ao Centro de Estudos pela sensibilidade e capacidade de se reinventar em meio às comemorações dos 35 anos do Icict, rememorando a trajetória de tantas pessoas que trabalharam e construíram a história da unidade. "E é muito simbólico que tenhamos encerrado de forma presencial um evento que sempre foi feito no virtual", afirmou. 

O diretor ressaltou ainda a alegria e a importância do homenageado do dia para a equipe, destacando o valor do trabalho da VideoSaúde. "Homenagear o Pauliran é também homenagear a VideoSaúde", completou.

Pauliran: três décadas de amizades e defesa do SUS

Em seguida, Pauliran compôs a mesa do Centro de Estudos "Memórias" e compartilhou sua trajetória de mais três décadas de Fiocruz com os colegas e amigos. Ele estava acompanhado de Tânia Santos, vice-diretora de Comunicação e Informação do Icict, que comentou a sessão. "A história do Icict é construída pela história de seus profissionais. O Pauliran tem essa trajetória muito especial porque ele chega da área da gestão, passa para a área técnica. Lá naquele cantinho da VideoSaúde, ele construiu uma trajetória que o fez ser conhecido na Fiocruz em todo o Brasil", enalteceu Tânia. 

Freitas contou casos divertidos e aventuras durante viagens para gravações, relembrando sua história no Icict. Ele falou também das experiências em comunidades indígenas, além da importância do documentário e de iniciativas como o projeto EnsinaSUS. Pauliran destacou ainda as mudanças tecnológicas, lembrando da transição do analógico para o digital até chegar ao período das lives que dominaram durante o momento mais agudo da pandemia. O homenageado agradeceu a presença de sua família no evento - filho, nora e netos - e falou também sobre o seu trabalho com a literatura de cordel. 

Profissional defensor das causas da saúde coletiva, Pauliran Freitas ressaltou que as muitas amizades que construiu em seus anos de Fiocruz trouxeram a ele uma constante troca de conhecimentos. E que isso gerou, na prática, informação de qualidade para aqueles que utilizam e precisam do nosso Sistema Único de Saúde. "Acho que tudo que eu produzi, tudo que eu olhei eram em ajuda ao pesquisador, em ajuda ao professor, em ajuda à ciência. Mas, lá na ponta, quem vai receber isso, na verdade, é o usuário do SUS, são as pessoas que precisam de informações seguras e bem realizadas; e acredito que esses objetivos todos a VideoSaúde conseguiu não só graças aos seus próprios trabalhadores, mas aos trabalhadores da Fiocruz como um todo", ressaltou Pauliran. 

Após o encerramento do Centro de Estudos "Memórias", Pauliran inaugurou a placa da Sala Multimídia com o seu nome, no segundo andar do Icict. Amigos, colegas e profissionais do Instituto aproveitaram a ocasião para parabenizar e tirar fotos com o cinegrafista. A equipe do Icict também se reuniu para um café da manhã de encerramento do ano, na Biblioteca de Manguinhos.     

Em seu perfil publicado na série comemorativa Humanos do Icict, descobrimos que Pauliran é carioca filho de paraibanos e cria da Zona Oeste do Rio. “Formou-se em Contabilidade e virou servidor público em 1980, na Fundação das Pioneiras Sociais. Chegou à Fiocruz em 1992, no Núcleo de Vídeo, na área administrativa”, revela o perfil. 

“Como já tinha experiência com vídeo, rapidamente foi entrando na produção e depois participou da equipe que criou a VideoSaúde Distribuidora. Hoje, Pauliran é coordenador técnico do Icict. Mas, na prática, também é cinegrafista, operador de áudio, fotógrafo e, com a epidemia, aprendeu um novo ofício: operador de transmissões de lives por streaming”.

Acesse aqui o perfil completo de Pauliran Freitas.

Voltar ao topoVoltar