Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

HIV + Covid-19 é o tema do Sala de Convidados


01/12/2021

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Como uma pessoa que convive com uma inflamação em todo o organismo, provocada pelo vírus HIV, lidou com os riscos que a pandemia de covid-19 trouxe à população? É o que o Sala de Convidados que saber trazendo o tema para o debate. 

Quando a emergência de saúde mundial começou, alguns grupos foram identificados com maior potencial para contaminação pelo novo coronavírus. Somente profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades estiveram no topo da lista dos mais vulnerabilizados no início, até que se percebeu que outros grupos também estavam mais sujeitos a contrair o vírus e agravar os sintomas, com risco de hospitalização e óbito. 

Ainda que a imunossupressão esteja classificada como comorbidade, pessoas que vivem com HIV (PVHIV) não foram incluídas de imediato no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19. Em janeiro de 2021, o Ministério da Saúde admitiu essa inclusão na 2ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Mas não foram todas as pessoas nessa situação. Houve um critério de inclusão para as que tinham maior grau de imunossupressão.

O programa do Canal Saúde desta quinta-feira (2/12), que vai ao ar ao vivo, das 11h às 12h, irá trazer depoimentos de pessoas que vivem com HIV e de como se sentiram diante de uma pandemia, com um novo potencial risco para suas vidas. Além desses depoimentos, especialistas e representantes de entidades relacionadas ao HIV/AIDS apresentarão, em reportagens, a comparação entre as pandemias, a pressão sobre o governo para incluir todas as pessoas que vivem com HIV na vacinação prioritária, a falta de definição inicial quanto a efetiva proteção dos antirretrovirais, entre outros.  

A apresentadora Yasmine Saboya conversa no dia com a diretora e representante do UNAIDS no Brasil, Claudia Velasquez; o médico infectologista e pesquisador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Ricardo Vasconcelos; e o jornalista, mestre em Ciências pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz  (ICICT/Fiocruz) e representante estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+SP), Paulo Giacomini.

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Para saber ainda mais sobre o tema, o Canal Saúde entrevistou a médica Marcia Rachid no podcast CoronaFatos Entrevista, HIV e Covid. Escute aqui os dois episódios, HIV e Covid parte 1 e HIV e Covid parte 2, desse bate papo.

Sala de Convidados - HIV + Covid-19

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em 'Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Voltar ao topoVoltar