Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Hepatites virais matam 1 milhão por ano, segundo OMS


27/07/2011

Compartilhar:

Hepatites virais matam 1 milhão por ano, segundo OMS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 milhão de mortes por ano são atribuídas às hepatites virais. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, nesta quinta-feira (28/7), prevê ações de combate às doenças. Pesquisadora do Laboratório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Lia Lewis, ressalta a importância da data e lembra que é preciso sensibilizar a população de que a hepatites virais são um problema de saúde pública global. “O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites é de extrema importância, pois visa levar informação, fazer a divulgação desta doença que atinge milhões de pessoas no mundo e que, em alguns casos, o portador não sabe que está infectado com o vírus”, destaca.

Desde 2002, o Ambulatório de Hepatites Virais do IOC mantem o Programa de Diagnóstico Precoce das Hepatites Agudas do Estado do Rio de Janeiro, que atua como referência para o Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, para detecção precoce dos casos de hepatites agudas virais no município. “Há um ano utilizamos o teste rápido para hepatite A, B e C. A ideia é acelerar o diagnóstico precoce, o que fazemos nos casos agudos. Este teste é importante porque se a estivermos diante de um paciente grave, que precisa ser imediatamente internado, podemos informar no laudo esses resultados preliminares”, afirma a pesquisadora.

As Hepatites Virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus da hepatite tipos A, B, C, D ou E, que provocam inflamação no fígado. O vírus da hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV) são as principais causas de câncer de fígado no mundo, correspondendo a 78% dos casos.

Leia mais no site do IOC/Fiocruz.

 

Voltar ao topoVoltar