Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

HCS-Manguinhos aborda cultura material da ciência ibero-americana


12/09/2022

COC/Fiocruz

Compartilhar:

A cultura material da ciência ibero-americana, representada por meio de variados agentes e instituições públicas, e o seu papel e relevância na ciência global são temas do dossiê da nova edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, publicada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O número 3 do volume 29 (julho/setembro de 2022) pode ser conferido na íntegra no portal SciELO.

Coordenado por Carolina Valenzuela (Universidad Autónoma de Chile) e María Gabriela Mayon (Universidad de Buenos Aires), o dossiê é resultado do simpósio Visual, Material and Sensory Cultures of Science, organizado dentro da 9ª Conferência da Sociedade Europeia para a História da Ciência, em setembro de 2020, na Itália. De acordo com as coordenadoras, o dossiê visa a “fortalecer uma rede de pesquisadores regionais sobre os estudos da história da ciência e sua projeção para diferentes temas, como a produção, circulação e troca de coleções, artefatos e conhecimentos em torno de gabinetes, museus, instituições educacionais e científicas na América Latina e na Península Ibérica”.

O dossiê apresenta quatro artigos de pesquisadores do Chile, Espanha, Argentina e Brasil. Francisco Garrido (Museo Nacional de Historia Natural de Chile) e Carolina Valenzuela (Universidad Autónoma de Chile) escrevem sobre as antiguidades pré-hispânicas peruanas na criação de uma "pré-história" chilena. O Jardim Zoológico de Buenos Aires e a rede transnacional de zoológicos no início do século 20 são os temas de Oliver Hochadel (Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Barcelona/Espanha).

María Gabriela Mayoni (Universidad de Buenos Aires) analisa a cultura material da educação científica na Argentina, seu mercado de consumo, circulação transnacional, práticas educativas e apropriação local. Professora e pesquisadora da PUC-SP, Katya Braghini debate as imagens dos conjuntos científicos de química e a dominância masculina nas representações sobre a ciência.

Além de quatro artigos, o dossiê também traz a nota de pesquisa Materialidades e cultura científica transnacional dos objetos: o 12º Congresso Internacional de Zoologia, Lisboa, 1935, assinada por Maria de Fátima Nunes e Elisabete Pereira da Universidade de Évora (Portugal). As autoras discutem a marca de um discurso científico traduzido em materialidades de circulação em espaço público, na Europa globalizante dos anos 1930, com referências de poder científico, no contexto do Estado Novo português.

Carta dos Editores

O valor acadêmico das resenhas de livros é o tema da Carta dos Editores, assinada pelo editor chefe da HCS-Manguinhos Marcos Cueto, e pela editora de resenhas e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Carolina Vimieiro-Gomes. Em suas orientações e reflexões para a elaboração de uma resenha de excelência, Cueto e Vimieiro-Gomes ressaltam a importância estratégica da resenha enquanto mediadora entre um livro recentemente publicado e uma comunidade de especialistas que não leu a obra.

Análise

Seis artigos compõem a seção Análise desta edição. Andres Ríos Molina (Universidad Nacional Autónoma de México) escreve sobre a visão psiquiátrica de Hermilio Valdizán da diferença racial no Peru. Carlos Barradas (Universidade de Coimbra), Luiz Antonio Teixeira (Universidade Estácio de Sá) e Luiz Alves Araújo Neto (COC/Fiocruz) analisam a experiência do câncer de mama no Brasil entre 1990 e 2015. A eugenia “preventiva” de Belisário Penna a serviço do saneamento do Brasil é o tema de Leonardo Dallacqua de Carvalho (Universidade Estadual do Maranhão).

André Bittencourt (Universidade Federal do Rio de Janeiro) debate Pedro Nava e os impasses da institucionalização da reumatologia no Brasil. O curandeiro charlatão e o messias de Campos: o caso do Professor Mozart é o título do artigo de Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa (UFRJ). Por fim, María Claudia Pantoja (Archivo del Ministerio de Relaciones Exteriores y Culto de Argentina) debate a fotografia em revistas científicas e a produção de conhecimento médico experimental na Argentina.

Depoimento

Professora emérita de história e filosofia das ciências do Massachusetts Institute of Technology, Evelyn Fox Keller é entrevistada por Gustavo Rodrigues Rocha (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Luana Fonseca da Silva Rocha (Universidade Federal de Minas Gerais) na seção Depoimentos. Ao refletir sobre sua trajetória, Keller explica os desafios que enfrentou para expandir as fronteiras dos estudos de ciências com seu trabalho pioneiro relacionando linguagem, gênero e ciências.

Fontes e Testemunhos Covid-19

A doença no acervo documental da Justiça do Trabalho de Pelotas (RS), entre 1939 e 1954, é o tema do trabalho de Lorena Almeida Gill e Taiane Mendes Taborda (Universidade Federal de Pelotas), que analisam especialmente os processos relacionados às mulheres na seção Fontes. Em Testemunhos Covid-19, Leo Corry (Universidade de Tel Aviv) especula como os historiadores da ciência escreverão no futuro sobre o desenvolvimento da pandemia de covid-19 em Israel, no contexto de sua crise política e da história de suas instituições de saúde pública.

Voltar ao topoVoltar