Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

HackGirls - Fiocruz recebe alunas de escolas públicas para imersão e disputa tecnológica

31/10/2023

Compartilhar:

A edição de 2023 do HackGirls-Fiocruz - maratona científica e tecnológica – já tem data marcada.

De 7 a 9 de novembro, a Fiocruz realiza o hackaton direcionado a meninas, estudantes do ensino médio de escolas públicas de comunidades do Rio e de outras cidades onde a Fundação possui sede. 

Serão três dias de imersão em Ciência e Tecnologia, na Fiocruz e na Nave do Conhecimento – Triagem -, com muito aprendizado, interação e premiações para as equipes que tiverem os melhores projetos apresentados no final da maratona. As equipes selecionadas obtêm a oportunidade de protagonizar a elaboração de soluções em saúde para seus próprios desafios e aprendem a desenvolver softwares em nível básico.

O HackGirls 2023 é um projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Tem patrocínio da Kasznar Leonardos, Grupo Seres e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretária Municipal de Cultura e integra o Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz. 

O evento tem o objetivo de inspirar meninas a investir na carreira profissional em Ciência e Tecnologia e oportunizar a elas a experiência de elaboração de projetos de base tecnológico-científica a partir do olhar sobre os desafios em saúde inerentes às meninas de comunidades.

O HackGirls 2023 recebeu o Selo 5 Estrelas na 3º edição do Conexão Inova. A premiação, promovida pela rede Conexão Inovação Pública, visa mapear e valorizar ideias e iniciativas inovadoras com soluções voltadas para o setor público.

Três dias de imersão em C&T

No primeiro dia as meninas assistem a palestras sobre Ciência e sua aplicação para a saúde ministradas por mulheres cientistas e também escolhem os desafios que irão nortear a ideação dos projetos. 

A Secretária de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro Tatiana Roque está entre as presenças confirmadas para a abertura. Na ocasião, a equipe vencedora do HackGirls 2022 irá apresentar o aplicativo EPFO - Empoderamento Feminino, desenvolvido com suporte de pesquisadoras da Fiocruz.

APP vencedor de 2022 dá suporte a mulheres vítimas de violência 

O aplicativo gratuito oferece apoio a mulheres que sofrem violência doméstica, abuso físico e/ou psicológico. Entre os recursos propostos para o software estão a integração com o aplicativo Rede Mulher, da PM do RJ, para denúncia de agressão, informações sobre tipos de violência e saúde da mulher, canais disponíveis de atendimento gratuito com psicólogos, além de apoio para garantia de renda própria, com a recomendação de cursos e anúncios de vagas de emprego.

No segundo dia, as equipes recebem aulas sobre Design Thinking e Pitch, além de mentorias com profissionais das áreas de saúde, tecnologia e inovação que orientam a elaboração e apresentação de seus projetos.
Para o terceiro e último dia, o evento será reservado para as equipes apresentarem seus pitchs a uma comissão avaliadora que elege os cinco melhores projetos, tendo a primeira equipe colocada a oportunidade de desenvolver o projeto selecionado com pesquisadoras do CEFET e da Fiocruz. Entre os participantes da banca de seleção está Alexandre Vermeulen, CEO da Invest Rio.

Programação completa

1º dia (07/11/2023 – terça-feira) 
Local: Fiocruz - Auditório do Pavilhão Arthur Neiva –Instituto Oswaldo Cruz - IOC

 9h – Abertura 
Mesa: Secretária de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro: Dra Tatiana Roque; Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz): Cristiani Machado; Coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz: Cristina Araripe; Representante do CEFET-RJ; Coordenadoras do HackGirls – Angélica Baptista da Silva e Klena Sarges
 09h30 – Palestra sobre empoderamento feminino – Cristina Araripe (Programa Mulheres e Meninas na Fiocruz) - Apresentação do vídeo “Mulheres e Meninas na Fiocruz”
 10h – Apresentação do aplicativo EMPFO desenvolvido pelas alunas da equipe selecionada no HackGirls 2022  
 10h30 – Palestra “Como a tecnologia pode ajudar a melhorar as condições de saúde de meninas e mulheres no Brasil”- Angelica Baptista Silva (ENSP) 
 11h– 12h - Palestras sobre Ciência e sua aplicação para a saúde ministradas por mulheres cientistas da Fiocruz de outras unidades, que demonstrarão, por meio de suas experiências, como mulheres cientistas podem atuar no desenvolvimento da saúde pública (duração das palestras: 20 minutos)
 13h às 15h30 – Palestras sobre Ciência e sua aplicação para a saúde ministradas por mulheres cientistas da Fiocruz de outras unidades, que demonstrarão, por meio de suas experiências, como mulheres cientistas podem atuar no desenvolvimento da saúde pública (duração das palestras: 20 minutos
 15h30 - Instruções sobre a dinâmica do HackGirl às participantes e Escolha dos desafios que servirão de base para elaboração dos projetos durante o hackaton 
 
2ºdia (08/11/2023 - quarta-feira) 
Local: Nave do Conhecimento – Triagem

 08h30 – Palestra sobre Design Thinking  - Michelle Viana Escola Corporativa Fiocruz
 09h – Palestra sobre Pitch – Klena Sarges (IOC) 
 09h30 às 12h – Elaboração dos projetos pelas equipes com mentorias 
 13h às 16h30 - Elaboração dos projetos pelas equipes com mentorias 
 
3ºdia (09/11/2023 - quinta-feira)
Local: Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz

 08h30 – Palestras:
“De menina à cientista” - Ekarinny Medeiros (Facene-RN)  
“Artista de programação” - (Natália Francisco - Nova Iguaçu-RJ)
Palestras de jovens estudantes sobre suas trajetórias de vida pessoal e na carreira de Ciência e Tecnologia.
 09h30 – Apresentação dos projetos pelas equipes – pitchs – para a Comissão Avaliadora 
11h – "Histórias para inspirar futuras cientistas" e fala de Arletty Pinel (Forum Iberoamericano de Economia Prateada e Genos – Panamá) sobre a edição intergeracional do HackGirls na América Latina e Caribe em 2024
 11h30 – Cerimônia de premiação e Encerramento

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar