Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Hackgirls do ICTB é reconhecido em premiação de iniciativas inovadoras


21/12/2022

ICTB

Compartilhar:

Nesta terça-feira, 20/12, o HackGirls, a maratona cívico-tecnológica promovida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) e pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), recebeu o Selo 5 Estrelas na 3º edição do Conexão Inova. A premiação, promovida pela rede Conexão Inovação Pública, visa mapear e valorizar ideias e iniciativas inovadoras com soluções voltadas para o setor público.

O HackGirls, realizado em fevereiro deste ano, contou com a participação de 40 meninas estudantes de comunidades do Rio de Janeiro que durante três dias participaram de palestras, debates e mentorias com pesquisadores renomados do Brasil e exterior. O objetivo da maratona era estimular as jovens a pensarem em soluções tecnológicas para a melhoria da saúde dos territórios onde vivem.

Ao fim da maratona, a equipe Fem Tech, do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro, foi selecionada como a campeã do hackathon. As vencedoras apresentaram o projeto de um aplicativo de apoio ao combate à violência contra meninas e mulheres. Com a vitória, as estudantes ganharam a oportunidade de desenvolver sua proposta com apoio de pesquisadores da Fiocruz e, desde abril, estão recebendo treinamentos com especialistas da área. Em fase final de concepção, a expectativa é de que o aplicativo seja lançado em fevereiro de 2023, durante a 2ª edição do HackGirls.

A pesquisadora Klena Sarges, integrante do Laboratório de Inovação do ICTB/Fiocruz e uma das coordenadoras do projeto, comemora o reconhecimento da iniciativa. “Ganhar um prêmio é uma honraria enorme para quem, como nós, apenas servimos à população, muitas vezes anonimamente. Receber este prêmio, que é conferido por servidores inovadores que estão em todo Brasil, tem um valor mais que especial. O HackGirls foi uma iniciativa abraçada por muitos, todos sintonizados na missão de promover e produzir ciência, fomentando um futuro repleto de mulheres cientistas e inovadoras”, ressalta Klena.

Também fazem parte da idealização da iniciativa a pesquisadora Angélica Baptista (Ensp/Fiocruz) e a coordenadora da área de soluções educacionais da Escola Corporativa Fiocruz, Ana Paula Mendonça.

O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa Mais Meninas na Fiocruz, que reúne um conjunto de ações da Fundação para ampliar o acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Voltar ao topoVoltar