08/10/2018
Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)
O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) da Fiocruz deu início às visitas técnicas às Unidades Regionais, no dia 5 de outubro, com uma oficina sobre Ciência Aberta na Fiocruz Mato Grosso do Sul. Cerca de 30 pesquisadores, membros da equipe de ensino, coordenação das áreas de pesquisa e ensino, além da diretoria da unidade, participaram do encontro conduzido por Flávia Elias e Márcia Motta, da Gerência Regional de Brasília / Fiocruz Brasília e membros do GTCA.
Na palestra de sensibilização sobre Ciência Aberta, Flavia Elias e Marcia Motta apresentaram um panorama sobre o movimento internacional, seus conceitos, práticas e principais debates, além das estratégias institucionais para a construção e implantação de diretrizes sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa. Segundo os participantes, um dos destaques do encontro foi a possibilidade de elucidar dúvidas sobre a futura implantação na Fiocruz a partir de uma conversa sobre o Termo de Referência: Gestão e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz.
A previsão é que até o final de 2018, todas as unidades da Fiocruz deverão receber uma visita do GTCA para iniciar o diálogo sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa.
Reprodução autorizada mediante indicação da fonte.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias