Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

GT PITSS realiza reunião e coloca o enfrentamento à fome como prioridade


07/10/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Na quinta-feira (06/10), foi realizada a reunião do Grupo de Trabalho do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (GT PITSS). O encontro foi aberto com a palavra do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Hermano Castro que colocou o enfrentamento à fome como tema a ser tratado pela instituição de forma mais central. 

Para Hermano, o GT PITSS pode dar uma enorme contribuição. “O enfrentamento à fome envolve uma série de ações que estão voltadas aos territórios. Com políticas públicas como educação, e não só comida saudável na mesa, mas com um conjunto de outras ações que levam ao combate à fome”, afirmou.

Em seguida o coordenador de Ambiente, Guilherme Franco Netto, fez uma explanação sobre a importância do GT PITSS. “O PITSS e o projeto de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (TSS) são reconhecidos dentro e fora da Fiocruz. Essa abordagem tem a capacidade de poder fazer com que, a partir dos territórios, seja de fato praticada a saúde coletiva e da maneira como compreendemos que ela deve ser conduzida, trabalhando com a determinação social da saúde e articulando com a Política de Promoção da Saúde numa dimensão ampliada”, disse. 

Guilherme ainda relatou a construção do número especial da revista Saúde em Debate como a temática do TSS e a participação dos integrantes do GT PITSS no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Salvador, Bahia, no período de 19 a 24 de novembro de 2022. 

A coordenadora-executiva do PITSS, Andrea Vasconcellos atualizou os integrantes do GT sobre o edital Inova Territórios Sustentáveis e Saudáveis (2021-2023), o andamento do lançamento da Rede Nacional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS) e a possibilidade de realização das oficinas temáticas no âmbito do GT, cujos temas ainda serão debatidos. 

Andrea destacou que os projetos do edital Inova terão registros audiovisuais para posterior realização de um documentário sobre TSS.  E em parceria com o Inova será realizado um simpósio sobre os projetos e os seus resultados previsto para o primeiro semestre de 2023. Além disso,  está em construção o Programa de Extensão Popular que será coordenado pela Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP), em parceria com o PITSS, com o objetivo de fortalecer as atividades de formação existentes dentro do âmbito do TSS. 

Também foi anunciado o afastamento para o doutorado da coordenadora-executiva do PITSS, Andréa Vasconcellos. Hermano ressaltou a dedicação da servidora na construção do programa e o anúncio propiciou diversas manifestações positivas dos membros do GT ao trabalho realizado com tons de agradecimentos e de "até breve".

Entre os encaminhamentos da reunião estão: mapeamento dos territórios de atuação dos projetos dos membros do GT e a elaboração de um calendário de atividades nesses territórios para melhor sinergia das ações e projetos; possibilidade de montar pequenos grupos dentro do GT para organizar debates, rodas de conversas para discutir temáticas importantes para a discussão sobre TSS. 

Voltar ao topoVoltar