Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Grupo de Trabalho em Ciência Aberta participa do Fórum das Unidades Regionais

Ycaro Verçosa dos Santos e Marlúcia Almeida, pontos focais na Fiocruz Manaus, com a coordenadora do GTCA

27/08/2018

Por: Comunicação GTCA/Fiocruz

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) participou da última reunião do Fórum de Unidades Regionais (FUR), que aconteceu em Manaus, no Amazonas, no dia 7 de agosto.

A coordenadora do Grupo de Trabalho, Paula Xavier, apresentou as atividades recentes do grupo que visam a construção coletiva de diretrizes institucionais para a gestão e abertura de dados para pesquisa na perspectiva no campo da saúde pública brasileira. Além da coordenadora, estiverem presentes, Flávia Elias e Márcia Motta, ambas membros do GTCA e servidoras da Fiocruz Brasília. 

Um dos desdobramentos da reunião foi o compromisso dos diretores de unidades regionais de indicar profissionais das unidades para atuarem como pontos focais e integrar comitê executivo da política de gestão e abertura de dados da Fiocruz, coordenado pelo GTCA. A primeira atividade dos pontos focais será a organização de reuniões locais para o debate do Termo de Referência.  

O calendário de visitas do GTCA em unidades regionais será inaugurado ainda em agosto, com debate na Fiocruz Minas Gerais que servirá como pré-teste do instrumento de coleta de informações sobre a atual gestão de dados para pesquisa na instituição. As demais unidades serão percorridas entre setembro e novembro. Em breve, o calendário de visitas será divulgado.   

Além das unidades regionais, o GTCA pretende amadurecer os debates sobre a gestão e abertura de dados para pesquisa através do debate com outras instâncias, como Câmaras Técnicas. Uma consulta pública e apreciação do documento pelo Conselho Deliberativo, até o início de 2019 marcam as últimas etapas do processo. 

Confira o material em Power Point apresentado pelo GTCA e disponível no Repositório Institucional Arca: 

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

 

Voltar ao topoVoltar