Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Grupo de Trabalho em Ciência Aberta da Fiocruz participa do Esocite 2018 

Bethânia Almeida, do Cidacs, falou sobre o potencial uso de dados administrativos com finalidade de pesquisa e avaliação de políticas públicas

15/08/2018

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) da Fiocruz participou do Esocite 2018 - XII Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de julho, em Santiago, no Chile. 

A coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e também coordenadora do GTCA, Paula Xavier e as pesquisadoras Anne Clinio (VPEIC) e Bethânia Almeida (Cidacs) apresentaram dois trabalhos no congresso. Nesta ocasião foi apresentado à comunidade latino americana o Sumário Executivo do Livro Verde, que ganhou uma versão em espanhol 

Paula Xavier e Anne Clínio apresentaram um panorama internacional sobre a abertura de dados para pesquisa, elaborado a partir da pesquisa publicada no Livro Verde. Além disso, compartilharam o processo de construção coletiva da política institucional para a gestão e abertura de dados para pesquisa campo da saúde pública no Brasil, divulgando também o Termo de Referência, documento elaborado para dar o pontapé inicial no debate na Fiocruz. Elas destacaram a expectativa de que a ciência aberta contribua no desenvolvimento de sociedades mais equitativas e sustentáveis, mas ponderaram sobre os limites, desafios, potenciais prejuízos e iniquidades gerados pela abertura de dados. 

No trabalho “Uso e reuso de dados administrativos vinculados e anonimizados para ampliação de conhecimentos e geração de evidências para saúde pública: uma experiência brasileira”, a pesquisadora Bethânia Almeida, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) e membro do GTCA, abordou o potencial uso de dados administrativos com finalidade de pesquisa e avaliação de políticas públicas na área da saúde, destacando os aspectos éticos e de privacidade que incidem sobre a questão do  acesso, tratamento e uso de dados. 

O acesso a dados sensíveis, por exemplo, se dá em circunstâncias bem delimitadas e após procedimentos que visam garantir sua segurança. Este tema é especialmente relevante para pesquisas que demandam a integração de dados de diversas fontes e que visam ampliar conhecimentos e gerar evidências para a saúde pública. 

Confira o material em Power Point apresentado pelo GTCA e disponível no Repositório Institucional Arca: 

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

Voltar ao topoVoltar