Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Gestão de dados do transporte público é tema de seminário


01/12/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Nos dias 4 e 5 de dezembro acontece no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) a primeira edição do Seminário Regional de Gestão de Dados em Mobilidade Urbana. O evento é uma realização da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB) do Ministério das Cidades (MCID) e da Fundação Oswaldo Cruz, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).

O seminário irá abordar aspectos fundamentais para a gestão de dados do transporte público, com apresentações, mesa redonda e discussão sobre os desafios para a implementação de dados abertos, uso de indicadores e boas práticas sobre gestão de dados. 

Na ocasião, será apresentado o portal dedicado ao Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU), fruto da parceria entre a SEMOB e a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict/Fiocruz). O portal conta com painéis de visualização de dados a partir de sete temas centrais para o tema da mobilidade urbana. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

Também será lançada oficialmente a chamada pública para participação no 1º Datathon de Mobilidade Urbana 2023, que premiará as melhores soluções de ciência de dados submetidas. 

Confira abaixo a programação: 

O evento será realizado na Biblioteca de Manguinhos, localizado na Avenida Brasil 4365, Campus Manguinhos da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A pré-inscrição pode ser feita por este link para o dia 4 e por este link para o dia 5. A pré-inscrição não garante a participação no evento presencial e está sujeita à confirmação posterior a ser enviada por e-mail. 

O Seminário contará com transmissão on-line, que será feita pelo canal da VideoSaúde no YouTube ou diretamente nos links: 

04/12 - https://bit.ly/mobilidadeurbana-04dez23

05/12 - https://bit.ly/mobilidadeurbana-05dez23

Seminário Regional de Gestão de Dados em Mobilidade Urbana

Voltar ao topoVoltar