17/09/2008
Gadelha conversa com funcionários da Presidência
Os funcionários da Presidência ouviram as idéias do candidato Paulo Gadelha na tarde desta terça-feira (16). O encontro teve a participação do presidente Paulo Buss, que, emocionado, lembrou que foi testemunha do forte compromisso e da permanente defesa que Gadelha fez da Fiocruz para diferentes segmentos da sociedade brasileira, desde que ingressou na instituição há mais de 20 anos.
Buss destacou que Gadelha foi figura central nas últimas conquistas da
Fiocruz, atuando como um de seus vice-presidentes. Os trabalhadores da Presidência indicaram uma série de temas que consideram fundamentais
para a construção da próxima gestão.
O encontro foi importante para que o candidato conhecesse as
expectativas e preocupações dos presentes em relação ao FioSaúde, ao
futuro concurso público, a respeito de um melhor aproveitamento dos
produtos desenvolvidos no mestrado profissional, à melhoria da gestão
na Fundação, entre outros temas.
Buss destaca características que simbolizam a atuação de Gadelha
Buss destacou características que simbolizam a atuação de Gadelha em sua trajetória na Fiocruz e em especial nos últimos oito anos, em que serviu à Fundação como vice-presidente. Para o atual presidente, Gadelha demonstrou criatividade, empreendedorismo, profissionalismo, espírito de equipe, dedicação incondicional à Fiocruz, visão holística para solucionar problemas, competência institucional, reconhecimento interno e externo, capacidade de realização de compromissos assumidos e tenacidade em favor dos servidores e do Estado brasileiro. Em seguida, o candidato convocou todos para a construção coletiva de uma plataforma que represente a inovação, mantendo os avanços institucionais já obtidos na atual administração.
Gadelha afirmou que a gestão do trabalho avançou bastante, mas pode
melhorar mais. O desafio é gerir competências que orientem processos
de qualificação da gestão, de forma mais planejada. Ele citou a
experiência da Diretoria Executiva da Fiocruz - formada pelas unidades
técnico-administrativas e pela Procuradoria - como um exemplo que deve
ser disseminado pela Fundação.
Gadelha debate questões do FioSaúde
Sobre o FioSaúde, Gadelha fez um breve histórico dos problemas e discorreu a respeito de idéias e planos que estão sendo estudados para resolver a questão. Entre eles, a reavaliação da rede de prestadores de serviço e o aprimoramento dos processos de gestão e de decisão.
O candidato também discorreu sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC)
mantido com o governo federal que trata da desprecarização da força de trabalho. Ele disse que, ao longo de 2009, será discutido o próximo concurso, para que este seja realizado em 2010. Gadelha disse ainda que as áreas de gestão tecnológica e tecnologia da informação são centrais e estratégicas e terão maior atenção da Presidência.