Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fundação inaugura ‘Jardim para borboletas’ em Petrópolis (RJ)


06/11/2014

Por Lucas Rocha/ Instituto Oswaldo Cruz

Compartilhar:

Um espaço de integração entre o ser humano, o meio ambiente e sua biodiversidade, capaz de se transformar em uma verdadeira sala de aula a céu aberto. Essa é a ideia do ‘Jardim para Borboletas’, uma área de 300 metros quadrados, que será inaugurada no próximo sábado, 08 de novembro, no Centro Educacional Terra Santa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro (Rua Monsenhor Bacelar 590, Centro). Os visitantes poderão contemplar cerca de 30 imagens, em alta resolução, que retratam 20 espécies de borboletas nativas do bioma da Mata Atlântica, característico da região.

Desenvolvida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a iniciativa integra as atividades do Fiocruz Pra Você 2014 que, pela primeira vez, chega à cidade da Região Serrana do Rio. Plantas e flores que contribuem para o desenvolvimento do ciclo de vida das borboletas compõem o jardim, dentre elas o maracujá, a sálvia e o bouganville. Ainda no local, placas informam os nomes populares e científicos destas espécies e sinalizam os tipos de borboletas associadas a essas plantas. O espaço poderá ser visitado gratuitamente de segunda a sexta, das 9h às 16. Para participar, basta agendar previamente pelo telefone (21) 2562-1339.

De acordo com a chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC e idealizadora do ‘Jardim’, Jane Costa, o projeto é inédito no Brasil e deve funcionar como modelo. “Pretendemos passar a ideia adiante, oferecendo a diretores e professores de ciências, cartilhas com instruções de como construir espaços semelhantes”, afirmou.

Os visitantes receberão materiais informativos sobre biodiversidade para estimular a reflexão sobre as inúmeras interações existentes entre os seres vivos e destacar a sua importância para a manutenção da vida no planeta. “As borboletas constituem um dos mais diversos e numerosos grupos de seres vivos conhecidos e encantam por sua riqueza de cores. Na prática, atuam como polinizadores, favorecendo a reprodução vegetal e a manutenção de ecossistemas, e ainda podem ser utilizados como indicadores biológicos da qualidade do ambiente”, explicou Jane.

Parceiros

O ‘Jardim Para Borboletas’ é uma realização do Laboratório de Biodiversidade Entomológica, com o apoio do Palácio Itaboraí e da Prefeitura de Petrópolis. O planejamento é da paisagista Cíntia Moreira, da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz (Dirac).

Serviço

Exposição Jardim Para Borboletas
Local: Centro Educacional Terra Santa. Rua Monsenhor Bacelar 590, Centro, Petrópolis-RJ
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h
Informações e agendamento: (21) 2562-1339 (Laboratório de Biodiversidade Entomológica), (24) 2246-2974 (Centro Educacional Terra Santa)

Voltar ao topoVoltar