Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Formulário Médico', livro da Editora Fiocruz, conquista o 6º Prêmio Abeu

Formulário Médico no Prêmio Abeu 2020

27/11/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

▶️ Editora Fiocruz no YouTube: clique aqui para conferir o vídeo sobre o prêmio. 

A Editora Fiocruz acaba de conquistar mais um Prêmio Abeu. O livro Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba foi o grande vencedor na categoria Ciências da Vida da sexta edição do prêmio, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A vitória foi anunciada em cerimônia virtual apresentada na última quinta-feira (26/11). A transmissão ocorreu pelo canal da Abeu no YouTube. 

Lançada em 2019, como parte do selo especial Clássicos & Fontes da coleção História e Saúde, a obra foi organizada pelos pesquisadores Heloisa Meireles Gesteira, João Eurípedes Franklin Leal e Maria Claudia Santiago. Os segundo e terceiro lugares na categoria foram, respectivamente, os livros Terra Papagalorum (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo) e Geopolítica do Alimento: o Brasil como fonte estratégica de alimentos para a humanidade (Editora da Embrapa).         

Um vídeo com depoimento da coorganizadora Maria Claudia Santiago, chefe da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz, foi exibido durante a transmissão. Em seus agradecimentos, a historiadora ressaltou que o trabalho só foi possível pelo esforço conjunto de pesquisadores das mais diversas áreas e de órgãos científicos. "Aproveito para agradecer aos 43 profissionais de 17 instituições brasileiras que participaram da produção desse livro". Segundo ela, a publicação representou a chance de fazer com que um manuscrito raro e de fundamental importância para a história da saúde do país saísse das estantes da Biblioteca e chegasse a um público mais amplo. Ao premiar o livro, a Abeu ressaltou que o cuidado com a memória enriquece e fortalece a ciência do Brasil.

➡️ Confira aqui a entrevista de Maria Claudia Santiago ao site do Icict/Fiocruz. 

Essa foi a quinta vez que a Editora Fiocruz conquistou o primeiro lugar no Prêmio Abeu, que foi criado em 2015. A Editora vem marcando presença em todas as edições da premiação, incluindo, além das vitórias, uma série de indicações e menções honrosas. Em 2019, o livro Clínica, Laboratório e Eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha foi o vencedor na categoria Ciências Sociais, enquanto Arquivo de um sequestro jurídico-psiquiátrico: o caso Juvenal conquistou menção honrosa em Ciências da Vida. 

Em 2017, a Editora conquistou o primeiro lugar em Ciências da Vida com Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão. Na edição 2016, Dengue: teorias e práticas foi primeiro colocado também em Ciências da Vida. No ano anterior, primeira edição do prêmio, Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema ficou na primeira colocação na categoria Tecnociências.  

Além dos primeiros lugares, a Editora também conquistou, em 2018, a segunda colocação na categoria Ciências Humanas com o livro Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde. Na edição 2017, em Ciências da Vida, Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928) ficou em segundo lugar e Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde na infância e adolescência recebeu menção honrosa. Em 2016, o segundo lugar em Ciências da Vida foi para Três Ensaios de Bioética.  

Sobre o manuscrito e o livro 'Formulário Médico'
O volume é resultado de um cuidadoso e elaborado trabalho de transcrição de um antigo manuscrito encontrado em uma arca, na igreja de S. Francisco de Curitiba, no Paraná. Estima-se que as cerca de 230 folhas do documento tenham sido redigidas em 1703, compilando receitas usadas no período colonial para as mais diversas doenças, um registro registro raro das práticas de cura e de mezinhas daquela época. Em 2017, o documento recebeu o título de "Memória do Mundo" pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, que promove a preservação e o acesso ao patrimônio documental, arquivístico e bibliográfico da humanidade.

O manuscrito integra o acervo de obras raras da Fiocruz desde que sua biblioteca começou a ser criada, no começo do século 20. A edição impressa em livro da Editora Fiocruz apresenta a transcrição e a análise paleográfica das receitas, num processo que envolveu mais de 40 profissionais de diversas instituições científicas, durante três anos, e que foi capitaneado pela equipe da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos. Recentemente, uma versão digital da coletânea Formulário Médico também foi disponibilizada para aquisição na plataforma SciELO Livros.

➡️ Clique aqui para mais informações sobre Formulário Médico.

➡️ Clique aqui para adquirir Formulário Médico na Livraria Virtual da Editora Fiocruz.

➡️ Clique aqui para adquirir o e-Book Formulário Médico no SciELO Livros. 

Sobre o prêmio
O objetivo do Prêmio Abeu - cuja primeira edição ocorreu em 2015 - é incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, além de fomentar a produção técnico-científica em relação à excelência dos conhecimentos veiculados pelos livros e à concepção estética das obras. A edição 2020 englobou oito categorias, sendo três finalistas em cada.

➡️ Clique aqui para conferir a lista completa dos premiados.

▶️ Clique aqui para assistir à cerimônia de premiação na íntegra. 

Voltar ao topoVoltar