Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Formação técnica em Radiologia é tema da nova RET-SUS


09/03/2015

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

A primeira edição de 2015 da revista RET-SUS - Rede de Escolas Técnicas do SUS traz como matéria de capa a formação em Radiologia, revelando como as escolas técnicas do Sistema Único de Saúde se destacam ao formar novos profissionais para o serviço e ao promover a atualização nessa área essencial para a prevenção e promoção da saúde.

Na seção Especial, a revista divulga dados de uma pesquisa detalhada sobre doenças crônicas, estilos de vida e a autopercepção da saúde do brasileiro. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) inovou ao aferir medidas como peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial, revelando, por exemplo, que 57,4 milhões dos brasileiros adultos (40%) têm pelo menos uma doença crônica não transmissível.

A entrevistada desta edição é a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Maria do Carmo Leal. Ela coordenou a pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento. Estudiosa do tema há 20 anos, ela afirma à RET-SUS que não há justificativa para índices de cesarianas tão altos, mas que em geral os médicos brasileiros defendem a prática como a melhor forma. A partir do estudo, ela faz uma análise do tema da mortalidade materno-infantil e fala como a formação profissional contribui para mudar o cenário.

Já na seção Em Rede, os leitores poderão conferir como a educação dos trabalhadores da Saúde se destaca entre as ações contra o racismo institucional, tendo as ETSUS como parceiras dessa iniciativa. A reportagem trata da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), cujo objetivo é combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimento oferecidos pelo SUS.

Veja a edição completa.

Voltar ao topoVoltar