Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

FioLibras é finalista do Prêmio Espírito Público 2022

FioLibras

05/12/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O aplicativo FioLibras, iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) que disponibiliza informações sobre a Covid-19 em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi finalista do Prêmio Espírito Público 2022. Os projetos finalistas e profissionais envolvidos se reuniram durante cerimônia de premiação, realizada em 30/11, no Rio de Janeiro. O FioLibras concorreu no eixo setorial Enfrentamento à Covid-19, uma novidade da edição 2022 da premiação.

Lançado este ano, o FioLibras tem como principal objetivo colaborar para a acessibilidade comunicacional de pessoas surdas. A tecnologia contém informações confiáveis e atualizadas sobre o Sars-CoV-2 e a pandemia, disponíveis em Libras e com legendas em português. "Ser finalista do Prêmio Espírito Público nos enche de alegria e fortalece em nós a convicção de que estamos no caminho certo, como instituição pública comprometida com a defesa de direitos de qualquer pessoa e com o reconhecimento da diversidade da sociedade brasileira", ressalta Aline Alves, integrante do GT Acessibilidade do Icict e analista de sistemas do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTIC/Icict). 

O conteúdo do FioLibras foi produzido a partir de uma pesquisa realizada com pessoas surdas, por meio de questionários online, que relataram principais dúvidas e necessidades de informação sobre a doença. Para acessar os vídeos na Língua de Sinais, os usuários devem fazer uma busca por palavras em português ou navegar pelas categorias. Dessa forma, eles podem saber mais sobre o que é a Covid-19, sua prevenção, sintomas, transmissão, vacinas, entre outras informações. 

Alves destaca ainda que o aplicativo funciona também como uma importante ferramenta de combate à desinformação. "Esperamos a partir do FioLibras reforçar a importância da construção de parcerias interinstitucionais e do trabalho coletivo para pensar em práticas inovadoras no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação em saúde, como aconteceu neste caso em que o Icict/Fiocruz esteve em interlocução com diferentes instituições. E também esperamos ampliar possibilidades de difundir informação de qualidade e confiável, enfrentando a disseminação de notícias falsas", afirma.  

O projeto também desenvolveu um glossário com mais de 80 verbetes, tendo como base materiais da Rede CoVida, iniciativa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fiocruz Bahia, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Disponível de forma gratuita, o aplicativo pode ser baixado nas lojas IOS e PlayStore.

Prêmio reforça o compromisso do Icict no acesso à informação em saúde

Essa foi a quinta edição do Prêmio Espírito Público, que, desde 2018, já contemplou dezenas de projetos, pessoas e instituições nas diversas regiões do país. O vencedor do eixo Enfrentamento à Covid-19 foi o Painel Interativo de Higiene de Mãos, iniciativa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos – formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org – com o suporte de instituições que acreditam no poder transformador do serviço público para sociedade.

Ao representar os esforços da Fiocruz em defesa da vida e do enfrentamento à Covid, o Icict - por meio do aplicativo FioLibras - reitera a importância das políticas públicas de acesso à comunicação e à ampliação do conhecimento científico. "Com esse reconhecimento, desejamos também reforçar o compromisso do Icict/Fiocruz na defesa da equidade como fundamental para se pensar a comunicação e informação como direitos fundamentais para o direito à saúde, sendo o Prêmio uma importante oportunidade para compartilharmos que é possível desenvolver estratégias que ampliem a acessibilidade comunicacional no contexto da divulgação científica e no acesso à informação em saúde", finaliza Aline Alves. 

Voltar ao topoVoltar