Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz se reúne com comando da PM


27/02/2023

CCS

Compartilhar:

A Presidência da Fiocruz e a Direção do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) estiveram reunidos na última sexta-feira (24/2) com o secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Pires, e com o tenente-coronel Rafael Sepúlveda, que recém assumiu o comando do 18º Batalhão da Polícia Militar, para tratar da situação crítica de insegurança na área do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá. A reunião foi motivada pelo incidente ocorrido no dia 10/2, que acabou por interromper as atividades do CTM naquele momento.

Durante o encontro, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, relatou o histórico de violência na região, com agravamento nos últimos três meses, e o impacto desses conflitos para os trabalhadores e para a produção de medicamentos para o Sistema Único de Saúde. Já o chefe de Gabinete da Fiocruz, Juliano Lima, representando a Presidência, destacou a importância de Farmanguinhos para a saúde pública brasileira e a necessidade de ampliar o diálogo da instituição com o comando militar da região, de forma a reduzir esses impactos e garantir a segurança dos trabalhadores.

Segundo o secretário da PM, a situação na região do entorno de Farmanguinhos, em Jacarepaguá, é bastante sensível e crítica, mas afirma ser de total interesse da corporação a segurança dos trabalhadores, bem como a garantia de funcionamento da fábrica. Para isso, o coronel Henrique Pires sugeriu avançar num plano de segurança em diálogo permanente com a direção de Farmanguinhos, com destaque para os horários de entrada e saída dos três turnos.

Juliano Lima avaliou o encontro como uma abertura importante de diálogo com a PM e, em especial, com o novo comandante do 18º BPM, para o avanço de medidas concretas na redução do impacto em futuras operações policiais. No entanto, o chefe de Gabinete destaca a necessidade de fortalecer o debate de medidas adicionais que promovam o bem-estar social e preservem os direitos dos moradores na região, considerando o conceito ampliado de segurança pública. 

A Presidência e a Direção de Farmanguinhos já estão em contato com os gabinetes do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito Eduardo Paes para marcar uma agenda ainda na primeira quinzena de março.

Além do chefe de Gabinete e do diretor de Farmanguinhos, estiveram presentes também a vice-diretora Silvia Santos, a coordenadora-geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Ana Beatriz Alves Cuzzatti, e a presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alvez.

Voltar ao topoVoltar