Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz relata avanços de sua participação na OGP


22/08/2019

Por: Comunicação GTCA

Compartilhar:

Durante a 6ª reunião bimestral de acompanhamento da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP - em inglês), realizada no dia 16 de agosto na Universidade de Brasília (UnB), Vanessa Jorge, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), apresentou os avanços do marco quatro, coordenado pela Fiocruz, cujo objetivo é “a promoção de ações de sensibilização e capacitação em Ciência Aberta”. Os principais destaques foram:  

Capacitação

- Programa de Formação Modular de Ciência Aberta - Lançado o quarto curso, na modalidade ensino à distância, com o tema “Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais”, disponível no Campus Virtual Fiocruz. O curso apresenta noções iniciais sobre o direito de acesso à informação e objetiva que os alunos aprendam a diferenciar situações nas quais os pedidos de informação podem ser concedidos ou negados em função da publicidade ou sigilo dos dados. 
 

- Glossário da Ciência Aberta - Sob coordenação da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e colaboração da Fiocruz, Capes e Ibict, a construção deste material de referência está progredindo com a recente definição do seu corpus. 

Eventos

- I Encontro Nacional do Governo Aberto e Ciência Aberta - Definida o formato do evento a ser promovido pela Fiocruz, com o apoio da Capes, Embrapa, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) nos dias 27 e 28 de novembro na Fiocruz Brasília. No primeiro dia, serão realizadas palestras sobre as interseções entre os dois movimentos, com foco na gestão, compartilhamento e abertura de dados. Já no segundo dia, será promovida uma oficina sobre visão estratégica de dados, cujo público prioritário é composto por profissionais das instituições participantes da OGP. 
 

- II Encontro Capes de Ciência Aberta - Definida a data de 13 de novembro para a sua realização. Na sua primeira edição, o encontro tratou o tema dos repositórios digitais. Este ano o evento terá como foco os direitos de propriedade intelectual e políticas institucionais. Articulação institucional  Grupos de Trabalho de Ciência Aberta - Foram criados GTs na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para tratar do tema e as duas agências vem investindo na troca de experiências e a convergência de ações.  

A próxima reunião bimestral de acompanhamento da Parceria pelo Governo Aberto será realizada em outubro nas dependências da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Voltar ao topoVoltar