Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz reforça que visitantes e trabalhadores não sofrem nenhum risco de contaminação ao circular pelo campus Manguinhos


13/10/2014

Compartilhar:

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz esclarece que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou nesta segunda-feira (13/10) em vários campi, não terá mudanças, em sua programação, acarretadas pela internação de paciente com suspeita de ebola. Durante a semana, a Fiocruz oferece uma série de atividades interativas, para públicos de todas as idades. É grande a participação de grupos de estudantes e, por isso, é importante frisar: não há nenhum perigo de contaminação. A agenda de atrações da SNCT prossegue até domingo (19), com jogos, exposições, cinema, música, teatro, contação de histórias e bate-papo com escritores e pesquisadores.

O paciente com suspeita de ebola foi internado na sexta-feira (10/10), no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, unidade da Fiocruz que é referência nacional para a doença. Todas as medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para isolamento do paciente, que continua recebendo acompanhamento. O primeiro exame, porém, já deu negativo para a infecção por ebola.

Uma equipe de profissionais da Fiocruz vem sendo treinada há vários meses, de forma a garantir que, em casos como este, não haja nenhum risco de propagação da doença. As infraestruturas do Instituto também passaram por alterações, para garantir o isolamento necessário em possíveis casos de ebola. A transmissão do vírus só acontece por meio do contato direto com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos e/ou animais infectados, ou do contato com superfícies e objetos contaminados por esses fluidos, de modo que só quem teve contato direto com o doente pode ser contaminado.

Voltar ao topoVoltar