Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe textos para livro sobre jornalismo científico em saúde e ambiente da Amazônia

Folder de divulgação

13/05/2015

Fonte: Fiocruz Amazonas

Compartilhar:

Graduandos e profissionais de comunicação e áreas correlatas que produziram textos de divulgação científica, de 2012 a 2015, poderão submeter seus trabalhos, até o dia 30/6, para a 2ª Edição do e-book Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente da Amazônia, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia).  O e-book está previsto para ser lançado em 30/11 deste ano e fará parte da série Saúde & Amazônia da Editora da Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida).

Segundo um dos organizadores do e-book e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, o objetivo do livro é divulgar e produzir material de jornalismo científico. “Temos uma carência nesta área e queremos ampliar essa edição para todos os interessados. O último livro foi resultado de trabalhos desenvolvidos dentro do curso de Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico, da Fiocruz. As pessoas que não cursaram a especialização demonstraram interesse em divulgar e abraçamos a ideia de ampliar este material”, disse o pesquisador.

Os textos têm de ser voltados para a produção regional e as análises de experiências, desenvolvimento de metodologias e tecnologias de interesse da Região Amazônica. De acordo com Júlio César Schweickardt, os textos precisam ser desenvolvidos de forma a dialogar com a ampliação de saberes do campo científico com as práticas de estudantes, professores, trabalhadores da comunicação e da saúde.

O e-book está sendo produzido pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia da Fiocruz Amazônia (Lahpsa) em parceria com a Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida), dos Laboratórios de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/ICICT) da Fiocruz e o Laboratório de Editoração do Amazonas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins (Leda/Ufam/Parintins).

Seleção

Os interessados têm até o dia 30 de junho deste ano para enviar seus textos científicos via e-mail para lahpsa.fiocruz@gmail.com. No campo do ‘Assunto’, os proponentes devem registrar “Manuscrito para o livro Divulgação e Jornalismo Científico Saúde e Ambiente na Amazônia, volume 2”. Para a submissão, os autores deverão anexar, ainda, uma declaração de concordância dos envolvidos autorizando a publicação, conforme modelo do Edital 002/15.

Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Editora Rede UNIDA que emitirá um parecer técnico para publicação. O processo de avaliação dos textos submetidos observará as normas editoriais da Rede Unida, os pareceres do corpo editorial e/ou do relator. Neste processo, o editor-chefe e os membros do Conselho Editorial poderão aceitar, integralmente, sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar dos conceitos emitidos serem de responsabilidade dos autores, ou mesmo rejeitar o manuscrito, quando não responder às expectativas da série.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar