Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe Justiça Itinerante no campus Manguinhos (RJ)

Nisia Trindade assinando o acordo

27/04/2018

Fonte: CCS/Fiocruz e TJRJ

Compartilhar:

A Fiocruz firmou, na última quarta-feira (25/4), um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para a instalação de ônibus do programa Justiça Itinerante nas dependências da Fundação em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O documento foi assinado pelo presidente do TJRJ, o desembargador Milton Fernandes de Souza. Os primeiros atendimentos na Fiocruz serão realizados no dia 9 de maio, das 9 às 15h. 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, exaltou o acordo com o Tribunal de Justiça do Rio. "Esse acordo reafirma o compromisso da Fiocruz com os direitos humanos e a promoção da cidadania", destacou. Lima explicou que a nova parceria é mais uma ferramenta para ajudar os moradores da Maré e de Manguinhos. A iniciativa é conduzida na Fundação pela Coordenação de Cooperação Social e pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

"Dialogar com saúde significa percebermos o quanto que o acesso ao judiciário pode melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou Leonídio Madureira, coordenador de Cooperação Social da Fiocruz. "Os serviços prestados pelo Justiça Itinerante significam, para Manguinhos, a possibilidade de as pessoas terem acesso ao judiciário de uma forma mais rápida e descomplicada. Porque vem um juiz, um desembargador, defensoria pública, promotoria também... O que tiver que resolver, resolve aqui. Além da aquisição de documentos". 

O presidente do TJRJ ressaltou a importância do ação em conjunto com a Fundação. “Vamos trabalhar juntos para levar a cidadania aos moradores da região. O trabalho vai ser feito com muita harmonia e união para que as pessoas consigam solucionar suas demandas no novo posto. O Tribunal de Justiça está de portas abertas para ajudar a população”, reforçou o presidente.

Coordenadora do programa Justiça Itinerante no TJ, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia disse que as comunidades vizinhas à Fiocruz terão mais facilidade no acesso à Justiça. De acordo com a magistrada, a estrutura da Fundação vai permitir o aumento pela busca ao Judiciário. “A região tem duas das maiores comunidades do Rio e nós já sabemos das necessidades das pessoas da área por causa de trabalhos anteriores. A Fiocruz vai disponibilizar um lugar maravilhoso e seguro para que a gente possa captar todas as demandas e trazer um pouco de paz para os moradores”,  assinalou a magistrada. “As parcerias são idealizadas para proteger os cidadãos. A gente espera que possamos ajudar o Tribunal a garantir e proteger os direitos das pessoas. É uma satisfação muito grande participar dessa cooperação”, destacou.

O corregedor-geral de Justiça do TJRJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares, lembrou casos em que houve dificuldades de acesso à Justiça pelas pessoas e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Justiça Itinerante. “Desde a criação do programa, o cidadão não precisa mais vir ao Fórum Central para resolver suas pendências. O Justiça Itinerante é brilhante, pois sua atuação humanitária facilita e dignifica a vida das pessoas”, afirmou o corregedor.

O atendimento da Justiça Itinerante na Fiocruz será quinzenal, às quartas-feiras, no posto de saúde da Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões nº 1480 / Manguinhos).

Confira o calendário 2018:
9 e 30 de maio
13 e 27 de junho
4 de julho
15 e 29 de agosto
12 e 26 de setembro
17 e 31 de outubro
14 e 28 de novembro
12 de dezembro 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar