Início do conteúdo

Fiocruz recebe inspeção da Anvisa para produção nacional da vacina Covid-19


30/04/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), recebe, no decorrer desta semana, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a verificação das condições técnico-operacionais (CTO) da planta industrial onde será produzido o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina Covid-19 (recombinante). 

A inspeção, iniciada nesta segunda-feira (26/4) e prevista para durar até sexta-feira (30/4), é um importante passo para viabilizar a produção do imunizante de forma 100% nacionalizada, a partir da transferência de tecnologia. Para isto, o Instituto executou estreito planejamento de adequação do Centro Henrique Penna (CHP), localizado em seu Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), em Manguinhos. As adaptações da área principal e a aquisição dos equipamentos necessários aos processos aconteceram em apenas 6 meses, tendo sido realizados os testes de qualificações dentro do cronograma planejado.

A agenda contempla visitas às instalações do CHP e análise da documentação técnica do processo. Além da Anvisa, participam representantes da Superintendência de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Suvisa/RJ) e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), juntamente com os integrantes de Bio-Manguinhos.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar