Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe delegação da UNFPA e debate cooperação na América Latina e no Caribe


17/07/2023

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Somar esforços para reduzir os índices de mortalidade materno, infantil e fetal na região o mais rápido possível. Esse foi um dos motes da reunião (14/7) entre a diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a América Latina e o Caribe, Susana Sottoli, a delegação da UNFPA no Brasil, a chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Zélia Profeta, e outros representantes da Fundação. Sottoli esteve na Fiocruz para conhecer as linhas de cooperação com o Fundo e mapear novas áreas de parcerias, como a proposta para um curso de vigilância do óbito materno, infantil e fetal, ofertado pelo Campus Virtual Fiocruz, que é parte da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. O encontro teve como objetivo debater a parceria estratégica entre a UNFPA e a Fiocruz, com foco na cooperação sul-sul, com possibilidade de ampliação para América Latina e Caribe, visando ampliar acesso a ações de formação e educação.

A chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Zélia Profeta, e a diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para América Latina e o Caribe, Susana Sottoli, na reunião na Fundação
(Foto: Peter Ilicciev)  

O Campus Virtual se mostrou um instrumento com grande potencial para a cooperação por reunir cursos gratuitos, de livre acesso em qualquer parte do mundo. A plataforma foi apresentada durante a reunião, assim como o curso de vigilância do óbito materno, que está na sétima edição e tem alunos em mais de 500 municípios brasileiros. O Portal de Boas Práticas do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) também foi apresentado à delegação da UNFPA como forma de compartilhamento de conhecimento e capacitação. 

Zélia Profeta ressaltou a disponibilidade da Fiocruz em ampliar a cooperação com a UNFPA com base no que já está sendo desenvolvido e em novas oportunidades. Ela citou projetos em andamento e que podem gerar parcerias. “É o momento de juntar o que já está em andamento e estabelecer propostas para ampliar essa cooperação e definir um cronograma para essas parcerias de fato acontecerem”, afirmou.

Visando essa celeridade, uma nova reunião será marcada até o fim de agosto para definir os próximos passos e estruturar a adaptação do curso de vigilância do óbito materno, infantil e fetal. Agora, Fiocruz e UNFPA se reunirão internamente  para levantar os melhores caminhos, necessidades e possibilidades. A intenção, com isso, é aproveitar um projeto já existente para salvar vidas de mulheres e crianças no menor tempo possível. 

“Podemos nos comprometer a buscar informações com nossos escritórios nos países-chave da região, com maiores índices de mortalidade materna, e a estabelecer um diálogo com os institutos nacionais de saúde para ter uma ideia melhor da receptividade e das necessidades nesse tema. É fundamental pesquisar esses aspectos e não podemos esperar”, disse Sottoli.

Representante da UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes enfatizou a urgência das ações: “Para nós, contribuir para chegar a um nível zero de mortalidade materna é essencial; quanto mais atrasamos, mais mulheres não terão os serviços que poderiam ter tido. Nosso engajamento é total para fazer o que for necessário. A Fiocruz é um dos centros de excelência na cooperação sul-sul, então temos que dar alguns exemplos de onde a cooperação está funcionando. Agora que temos um ambiente favorável, temos de aproveitar e fazer o que nos cabe”.

Um dos focos do debate foi sobre a atuação nas especificidades de cada país, suas necessidades e possibilidades. Para a representante da UNFPA no Brasil, a Fiocruz é um dos centros de excelência na cooperação sul-sul (Foto: Peter Ilicciev)  

Um ponto importante dentro do debate sobre cooperação sul-sul foi sobre como atuar nas especificidades de cada país, suas necessidades e possibilidades – atingindo, assim, benefícios mútuos e valorizando os saberes locais. A próxima reunião sobre a ampliação e adaptação do curso, portanto, terá como princípio a realidade de cada país considerada.

Ao final, a diretora agradeceu a reunião e a recepção na Fiocruz: “Para mim, foi um grande aprendizado, as informações que nos deram nos dão esperança para avançar num trabalho conjunto. Zélia Profeta fez coro à mensagem: “Nossa discussão foi muito importante, é essencial usarmos o potencial que a Fiocruz tem para reduzir desigualdades”. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar