Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza o Seminário Cairo +25: Desafios da Agenda de População e Desenvolvimento no Brasil


23/10/2019

Por: Simone Kabarite Costa (Fundação Oswaldo Cruz)

Compartilhar:

Organizado em parceria com a Rede Brasileira de População e Desenvolvimento e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no Auditório do Museu da Vida. O evento está inserido no âmbito das comemorações dos 120 anos da Fiocruz e tem como objetivo produzir um balanço e proposições no marco da agenda de população e desenvolvimento no Brasil.

Entre maio e outubro de 2019, foram realizados 15 eventos que cobriram todas as regiões do Brasil, com objetivo central de refletir criticamente o estágio atual de implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD), após 25 anos de sua realização. 

No marco da Plataforma Cairo + 25 Brasil, além de comemorar os 25 anos da mudança de paradigma no campo das políticas de população advinda com a CIPD/1994, os eventos visavam ampliar a participação da sociedade civil e da comunidade científica, com especial atenção para pesquisadores e pesquisadoras do campo da saúde coletiva, relações internacionais e demografia. A pauta geral destes encontros é, contribuir com o levantamento analítico sobre os desafios, avanços e lacunas dos 25 anos da CIPD no Brasil e apoiar a gestão pública nos subsídios necessários para a implementação das diretrizes presentes na CIPD. 

O Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil insere-se no contexto das celebrações globais que culminarão na ‘Cúpula de Nairóbi CIPD+25: Acelerando a Promessa’, entre 12 e 14 de novembro. A Cúpula tem realização conjunta do governo do Quênia, da Dinamarca e do UNFPA para celebrar os 25 anos da realização da CIPD, que reconhece e amplia o acesso aos direitos reprodutivos, bem como ações no campo da saúde sexual, modificando em âmbito global o tratamento dos temas de população.

Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil
Data
: 5 e 6 de novembro de 2019
Horário: 9h às 17h
Local: Fundação Oswaldo Cruz - Auditório do Museu da Vida - Av. Brasil, 4365
Confira a programação completa

Voltar ao topoVoltar