Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde


30/08/2022

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

A Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e o Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz vão realizar a I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, por meio de plataforma virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A Chamada Pública de trabalhos para o evento e o link para a inscrição estão disponíveis no site www.canalsaude.fiocruz.br/mostraliteracia

A LITERACIA EM SAÚDE
Você já ouviu falar nesse conceito? A literacia em saúde (health literacy) pode ser definida como a capacidade dos indivíduos em obter, compreender, avaliar criticamente e utilizar informações sobre saúde para seu próprio cuidado ou de terceiros. Ela envolve uma ampla gama de habilidades e competências, que são desenvolvidas ao longo da vida e que possuem influência de fatores demográficos, culturais, sociopolíticos e ambientais.
Estudos evidenciam que baixos níveis de literacia em saúde estão associados a maiores taxas de hospitalização e utilização de serviços de emergência, a limitações para o autocuidado de doenças e condições crônicas, a uma menor adesão ao tratamento medicamentoso e, de forma geral, a piores resultados de saúde. Nos últimos anos, porém, este conceito passa a ser utilizado para delimitar uma gama mais ampla de habilidades e competências que influenciam o processo de significação de informações sobre saúde e, como consequência, interferem nos chamados determinantes sociais da saúde.
    
O EVENTO
A organização da I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde parte de um intenso diálogo sobre a importância da literacia em saúde para a promoção da saúde, o exercício da autonomia no cuidado consigo e com o mundo e a ampliação da capacidade reflexiva frente à imensa quantidade informações que nos cercam e nos chegam.
O principal objetivo do evento é identificar e apresentar experiências nacionais de aplicação do conceito de literacia em saúde nas mais diversas práticas relacionadas com a atenção, a vigilância e a promoção da saúde, em espaços acadêmicos, dos serviços ou comunitários. Assim, busca-se criar espaço para aprofundar o debate sobre a literacia em saúde como um fenômeno social essencial para o acesso e utilização de serviços, programas e sistemas de saúde e para a garantia de direitos.

EIXOS TEMÁTICOS
A Chamada Pública convida pesquisadores, professores, atores da prática e membros da sociedade civil organizada a enviarem relatos de experiências ou relatos de pesquisa - desenvolvidas ou em desenvolvimento - junto a serviços de saúde, grupos de pesquisa, alunos de graduação e pós-graduação e/ou com movimentos sociais brasileiros.
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante a I Mostra, divididos por sessões organizadas conforme os seguintes Eixos Temáticos:

•    Eixo 1 – Teorias e Abordagens Metodológicas da Literacia em Saúde
•    Eixo 2 –Educação, Comunicação e Literacia em Saúde
•    Eixo 3 – Literacia em Saúde e Estratégias para o Autocuidado 
•    Eixo 4 – Literacia Digital em Saúde
•    Eixo 5 – Literacia em Saúde e Ciclo/Curso de Vida

SUBMISSÃO E NORMAS DE ENVIO 
Os relatos de experiência ou pesquisa deverão ser encaminhados exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível por meio do site www.canalsaude.fiocruz.br/mostraliteracia, de acordo com as normas disponíveis na Chamada Pública do evento. O prazo para envio é dia 18 de setembro de 2022. 
O resumo das experiências deverá apresentar o objeto da experiência, o contexto em que esta experiência foi desenvolvida, a descrição de sua execução, a apresentação e análise crítica dos resultados alcançados (ou esperados), lições aprendidas e recomendações para a melhoria das estratégias de atenção, vigilância e promoção da saúde. Serão aceitos relatos de experiências ou pesquisa que já foram desenvolvidas, que estão em curso ou que se encontram em etapa de planejamento. 
    
COMUNICAÇÃO DO ACEITE DOS TRABALHOS
O aceite dos trabalhos será comunicado aos autores no dia 26 de setembro de 2022, via correio eletrônico e no site: www.canalsaude.fiocruz.br/mostraliteracia. 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Somente um autor deverá fazer a apresentação da experiência/pesquisa, por meio de plataforma virtual, em atividade síncrona. Será destinado um tempo máximo de 10 minutos para as apresentações de cada experiência ou pesquisa, em sessões com moderação, que poderão incluir espaços para perguntas e respostas e/ou debate entre os apresentadores e a audiência.

PREMIAÇÃO
Como premiação, os trabalhos selecionados para a programação da I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde receberão livros da Editora Fiocruz que abordam temas relacionados à literacia em saúde e serão convidados a integrar publicação científica sobre Literacia em Saúde e Promoção da Saúde, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES 
promocao.vpaaps@fiocruz.br

COMISSÃO ORGANIZADORA
Frederico Peres (ENSP/Fiocruz)
Adriana Castro (VPAAPS/Fiocruz)
Ana Paula Alencar (VPAAPS/Fiocruz)
Nicole Leão (Canal Saúde/Fiocruz)

 

Voltar ao topoVoltar