Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove maratona de soluções tecnológicas em Saúde

Banner de divulgação do evento

21/03/2016

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Como as redes de informação, games e dispositivos móveis podem contribuir para a inovação no campo da saúde? Com essa pergunta em mente, o Icict/Fiocruz realizará em 2016, pela primeira vez, o Hackathon em Saúde, um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais em um esforço concentrado para o desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas para o SUS.

O termo hackathon resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). A maratona dura em torno de 42 horas (em alusão aos 42 km) e os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios e bolsas de estudos, conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar de um projeto colaborativo para proposição de soluções pragmáticas relacionadas à saúde e ao bem-estar da população.

A primeira edição do Hackathon em Saúde, realizado pelo Icict/Fiocruz, é parte das atividades comemorativas do aniversário de 30 anos do Instituto, cuja história é marcada pelo pensamento e pesquisa voltados à promoção da saúde por meio da comunicação e informação. “A inovação tecnológica em saúde é uma das missões do nosso instituto, e identificamos na proposta do Hackathon um formato apropriado para sua concretização”, avalia Marcel Pedroso, coordenador do Centro de Estudos do Icict, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde e organizador do evento.

Pré-Hackathon em Saúde
No dia 7 de abril, será realizado o Pré-Hackathon em Saúde, como atividade preparatória para a grande maratona, cuja data será anunciada brevemente. A proposta desse encontro é mobilizar e reunir programadores, designers e outros profissionais para trocar ideias em torno das possibilidades de desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas para o SUS.

A programação do Pré-Hackathon em Saúde inclui a divulgação das regras do desafio, modalidades de competição, que serão aplicativos móveis e games, além dos critérios de avaliação e premiações. Também serão revelados os temas prioritários para os desafios da saúde pública que nortearão o desenvolvimento de soluções.

Os temas propostos são a Rede Global de Bancos de Leite Humano, importante iniciativa de apoio ao aleitamento e distribuição de leite materno, o Circuito Saudável Fiocruz, que engloba ações de saúde para os trabalhadores da saúde, a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, que objetiva assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno, o Acesso Aberto ao Conhecimento, fundamental para o desenvolvimento científico, e o Monitoramento do vetor Aedes aegypti, cuja estratégia é prioritária para a prevenção de epidemias e promoção da saúde.

Experiências exitosas em outros Hackathons também serão compartilhadas com os participantes, como o aplicativo do Sistema de Informação em Saúde Silvestre - SISS-Geo, apresentado por Paulo Werdt, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e o aplicativo vencedor do Hackathon Globo 2015, apresentado por Danielle Cohen, Giovanni Marques, Fábio Antônio e Guilherme Berger.

Palestras sobre aplicativos e inovação tecnológica
Para completar o Pré-Hackathon, serão oferecidas palestras e oficinas sobre aplicativos e inovação tecnológica, em diversas áreas, com a participação de projetos como o MobileTime; a Carteirada do Bem, da Casa Digital; e, a Mobile Application Fabric, da IBM. Métodos e técnicas também serão compartilhados em oficinas, como o uso da programação em Python, a metodologia Scrum para desenvolvimento ágil de softwares, o Design Centrado no Usuário, e o uso de Jogos em Saúde.

A expectativa dos eventos do Hackathon em Saúde é mobilizar e disseminar questões de saúde pública associadas aos desafios da área tecnológica que vem impactando toda a sociedade nas últimas décadas. “Ao mesmo tempo em que fomentamos a construção de aplicativos de interesse para o SUS, podemos construir uma rede de programadores e aprender sobre áreas em que temos deficiência, por exemplo, desenvolvimento de aplicativos mobile”, avalia o organizador Marcel Pedroso.

Serviço

Pré-Hackathon em Saúde
Data: 7/4/2016
Horário: 9h30 às 17h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos
Programação

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar