Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove consulta sobre CT&I na Agenda 2030


01/11/2017

Por: André Costa (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Dos dias 6 a 8 de novembro, a Fiocruz promove, em parceria com diversos programas e agências das Nações Unidas, uma grande consulta internacional no Rio de Janeiro sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a implementação da Agenda 2030. Intitulado Consulta Internacional sobre CT&I na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus ODS relacionados com a Saúde, o evento terá a participação de mais de 50 pesquisadores e dirigentes nacionais e internacionais, além de representantes da sociedade civil.

O evento será dividido em duas etapas: nos dias 6 e 7, reuniões debaterão como a ciência, a tecnologia e a inovação se relacionam à saúde. Os encontros nestes dias são a portas fechadas, exceto pela abertura do evento, às 9h do dia 6/11, no Hotel Othon Palace, em Copacabana. Já no dia 8/11, a partir das 8h30, um evento aberto no Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, discute a relevância das tecnologias sociais para a Agenda 2030.

As agências e programas da ONU envolvidos na organização da reunião são: o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais; Mecanismo de Facilitação Tecnológica; o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O evento marca também o lançamento da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. A estratégia incorpora o documento das Nações Unidas ao desenvolvimento estratégico e ao programa de trabalho da Fiocruz em médio e longo prazos, com um entendimento que parte da determinação social da saúde e de temas conexos, dos estudos sociais de ciências, da ecologia de saberes e da teoria crítica sobre inovação e de modelos de desenvolvimento.

“A Agenda 2030 tem grande convergência de valores com a Fiocruz e com nossa matriz histórica, baseada em uma forte correlação entre saúde, desenvolvimento e sustentabilidade. Ao reforçar o pensamento crítico, o diálogo e inflexões em torno dos temas saúde, sociedade e desenvolvimento, a Agenda 2030 atua como marco e como grande catalizador para novos desafios e desdobramentos conceituais, acadêmicos, programáticos e políticos”, afirma o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e ex-presidente da Fundação, Paulo Gadelha, que coordena o evento.

As conferências e painéis incluem, entre outras, questões como:

- Considerando as interações entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), quais políticas e mecanismos de implementação devem ser priorizados para superar a área da saúde e a inovação? 

- Como potencializar a saúde como uma referência de monitoramento da Agenda 2030 e seus ODSs? 

- Quais são as principais diretrizes para priorizar a CT&I e as metas relacionadas à saúde, considerando a prevalência de determinantes sociais e ambientais da saúde, os desafios contemporâneos, as tendências futuras e os valores dos direitos humanos, a equidade e o lema "não deixar ninguém para trás"?

No dia 8, será lançada também a Plataforma Ágora, espaço virtual que promove a interação entre diferentes atores em torno de temas relacionados a saúde e a inovações para os ODSs. A plataforma inclui também notícias e eventos e o convite para um desafio de curadoria de iniciativas para um mundo sustentável. 

A abertura do evento ficará sob encargo da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Os conferencistas confirmados incluem o Secretário-geral Assistente para Coordenação Política e Assuntos Interagências da ONU, Thomas Gass; o representante do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da mesma organização, Shantanu Mukherjee; e o diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, Rômulo Paes.

 

Leia também: Fiocruz lança plataforma e aplicativo sobre ODS

 

Voltar ao topoVoltar