Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz pra Você 2023 volta a levar vacinação e cultura para todo o país


18/11/2023

Cláudia Lima e David Barbosa (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Após quatro anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, a Fiocruz voltou a celebrar a sua festa da vacinação, o Fiocruz pra Você, neste sábado (18/11). Realizado em diversos campi da Fundação, espalhados por todas as regiões do país, o evento uniu a vacinação infantil e adulta a uma extensa programação de atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde. 

Na abertura do evento no campus Manguinhos no Rio de Janeiro, foi aplicado imunizante contra Covid-19 no neto de Silvia Ernani Chagas Campos, moradores da localidade (foto: Peter Ilicciev)

 

Pela primeira vez, a festa, que acontece desde 1994, aterrissou em Brasília. Na capital federal, o Fiocruz pra Você promoveu a imunização, jogos, contação de histórias e orientações sobre prevenção ao HPV. Também houve programações no Piauí, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pernambuco, Amazonas, Ceará, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, nos campi Manguinhos-Maré e Farmanguinhos, na capital, e em Petrópolis (RJ), na Região Serrana. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, participou do evento na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (foto: Peter Ilicciev)

 

O presidente da Fundação, Mario Moreira, celebrou a dimensão alcançada pelo Fiocruz pra Você nesta edição. “É uma festa para a população brasileira e com a população brasileira. O Brasil já foi conhecido, dentre tantas coisas, como o país da vacinação, e é isso que a gente precisa: voltar a ser referência mundial na vacinação”, recordou. “A Fiocruz está imbuída desse esforço não só na produção de vacinas, que é uma das suas principais atividades, mas na sensibilização da população, na politização desse tema”. 

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, participou do evento na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde foram aplicadas as vacinas de poliomielite (VIP e VOP), tríplice viral e Covid-19 para crianças e de Covid-19 bivalente para adolescentes e adultos. “É um momento especial estar aqui na Fiocruz, uma instituição que, através de [Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos] Bio-Manguinhos, produz uma boa parte das vacinas do calendário de imunização. E é um momento especial do nosso movimento nacional pela vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados e dos municípios”, afirmou. “Nós queremos que seja um movimento de toda a sociedade, o que só é possível com esse trabalho de educação, e a Fiocruz dá o exemplo”.

"Queremos que seja um movimento de toda a sociedade... e a Fiocruz dá o exemplo”, disse Nísia (foto: Peter Ilicciev)

 

Nísia agradeceu a todos os trabalhadores presentes no campus Manguinhos-Maré e acompanhou a vacinação de Danilo, uma criança de dois anos e três meses que se vacinou contra a Covid-19 no colo da avó, Silvia Ernani Chagas Campos. “Vamos nos mirar no exemplo da Silvia, uma avó consciente que está trazendo o Danilo para essa vacina tão importante. Vamos proteger nossas crianças!”, convocou.

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, elogiou a iniciativa (foto: Peter Ilicciev)

 

Além da ministra da Saúde e do presidente da Fiocruz, também estiveram presentes no evento outras autoridades, como o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Sectiis/MS), Carlos Gadelha; o chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, Chico D´Angelo; o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz; e a secretária Municipal da Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

Dentre diversas atividades, laboratórios de diferentes unidades da Fiocruz apresentaram suas pesquisas (foto: Peter Ilicciev)
 
 

Durante a programação, houve distribuição de lanches, doces e balões. Laboratórios de diversas unidades da Fiocruz apresentaram suas pesquisas, informando as famílias sobre a prevenção de superbactérias, combate a zoonoses e outros assuntos. O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, elogiou a iniciativa. “É muito bom a gente ter o Ministério da Saúde de volta, promovendo uma campanha de vacinação séria, incentivando que a população se proteja. O Fiocruz pra Você é um evento muito esperado, que, além de muita festa, é um evento de proteção, de divulgação da principal marca da Fiocruz, que é a vacinação”, disse.

Voltar ao topoVoltar