Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco realiza curso de Cozinhas Populares Solidárias


14/11/2023

Fonte: IAM/Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

A Fiocruz Pernambuco e a Campanha Mãos Solidárias - articulação social do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Pernambuco -, realizam, nesta terça-feira (14/11), o primeiro módulo do curso de Cozinhas Populares, na sede da Fiocruz, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  

Fotos: Ashlley Melo/Divulgação MST 

O curso ocorre em quatro etapas e visa formar e qualificar equipes de cozinheiras/os e ajudantes de cozinha que atuem nas Cozinhas Populares Solidárias de Pernambuco, tendo como base quatro eixos: atividades de promoção à saúde, solidariedade ativa, combate à fome e agroecologia. Serão abordados temas desde estruturação física à cardápio e manejo de alimentos e resíduos.  

“Foram criadas muitas cozinhas, desde a pandemia até agora, e as orientações para as cozinheiras e para os auxiliares foram sempre dadas de forma muito espontânea. Esse curso está sendo esperado há cerca de um ano e tem essa potência de sistematizar todas as informações necessárias para o cuidado nas cozinhas, tanto a nível da higiene e preparo dos alimentos, quanto às receitas, cuidado com as pessoas que trabalham, com o lixo, com o meio ambiente. Além de pautar a origem dos alimentos agroecológicos”, pontua a pesquisadora do departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz PE e coordenadora do projeto, Paulette Cavalcanti.  

Para Paulo Mansan, coordenador da Campanha Mãos Solidárias, o curso chega como oportunidade de mobilizar comunidades e reforçar a luta contra a fome. "Queremos fortalecer ainda mais nossas Cozinhas porque a comida de verdade, que alimenta o povo, é aquela produzida pelas mãos dos trabalhadores. Nossas Cozinhas são resultado de mobilização, solidariedade e trabalho conjunto com o povo do campo para levar comida a quem mais precisa". 

Essa é uma iniciativa criada a partir do projeto “Saúde, alimentação e comunicação: agentes populares para o fortalecimento de territórios saudáveis e sustentáveis”, desenvolvido pela Fiocruz PE sob a coordenação de Paulette, cujo objetivo é a fortalecer o trabalho desenvolvido pela Mãos Solidárias a partir da metodologia conjunta de Agentes Populares. Desde o início do projeto, a instituição já contribuiu com mais de 10 Cozinhas Populares Solidárias.  

O curso oferta 80 vagas, sendo 40 para equipes da Rede de Cozinhas Populares Solidárias da Campanha Mãos Solidárias e outras 40 para movimentos sociais e sociedade civil organizada que construam cozinhas populares, solidárias e comunitárias em Pernambuco. Haverá certificado da Fiocruz PE. 

Sobre a Mãos Solidárias - A campanha surgiu em Pernambuco durante o período de pandemia, organizada por diversos movimentos sociais e diversas organizações populares do estado, inicialmente distribuindo Marmitas Solidárias para pessoas em situação de rua. Ao longo desses mais de três anos, dezenas de atividades foram realizadas: distribuição de máscaras, formação de mais de mil Agentes Populares de Saúde, formação de Agentes de Populares de Comunicação, distribuição de alimentos, Roçados Solidários e mutirões de assistência jurídica. De 2020 para cá, mais de 40 territórios passaram a ser atendidos pela Mãos Solidárias, já foram inauguradas 13 Cozinhas Populares Solidárias e doadas 1,6 milhão de Marmitas Solidárias. 

 

Serviço: 

Curso de Cozinhas Populares 
Data: 14/11 
Local: Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), no campus da UFPE.  
Horário: 8h às 17h 
Site: https://www.campanhamaossolidarias.org/ 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar