Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco lança curso sobre economia da saúde


25/04/2023

Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

Depois do sucesso do aplicativo Onde está o dinheiro da saúde – que permite ao cidadão acompanhar os investimentos em saúde por município e avaliar os investimentos dos governos federal e estadual no setor - a Fiocruz Pernambuco lança, na próxima sexta-feira (28/4), o curso Economia da Saúde para Todos, na modalidade de ensino a distância (EaD). O lançamento ocorrerá às 8h, na Feira de Orgânicos que funciona no estacionamento da instituição. Nesse mesmo dia terão início as inscrições para a formação de 45 horas/aulas com conteúdo dividido em quatro blocos: direito à saúde, SUS e seguridade social; financiamento em saúde; o planejamento do financiamento no SUS; controle social no SUS. 

O curso introdutório sobre a temática é destinado à população em geral, podendo ser feito por pessoas com diferentes níveis de instrução. Possui uma linguagem dialógica e acessível. A capacitação também pode servir de base para estudos desenvolvidos por programas de graduação e de pós-graduação, como economia da saúde e financiamento da saúde.

O objetivo de Economia da Saúde para Todos é contribuir para compreensão de como os recursos públicos são empregados na saúde e assim a população esteja atenta para garantir o direito de todos à saúde, como estabelecido na Constituição de 1988.  

“Tudo que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta não é de graça. O dinheiro sai do bolso de cada cidadão e cidadã brasileira. São nossos recursos que custeiam o SUS, porque é um patrimônio público do povo para o povo. É importante conhecermos como esse sistema é financiado, suas regras e formas de operar. Para isso vamos conversar sobre o tema contando histórias baseadas na vida real. A ideia de lançar a formação numa feira vem da nossa vivência em espaços abertos, inclusive tendo realizado aulas abertas nesses locais” explica a coordenadora da capacitação, a pesquisadora Islândia Carvalho.

O curso é fruto de uma parceria entre pesquisadores e docentes da Fiocruz Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE), que formam o Grupo de Pesquisa em Economia Política da Saúde. Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) passou a integrar a equipe

“A possibilidade de realizar um trabalho interinstitucional entre universidades e institutos de pesquisa para informar sobre a temática do financiamento da saúde, de forma traduzida e acessível exigiu do grupo de pesquisadores um intenso exercício de devolutiva à sociedade de um saber acumulado por nós que lhes é de direito””, explica a líder do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Saúde, Adriana Falangola, professora da UFPE.

Onde está o dinheiro da saúde

O aplicativo Onde está o dinheiro da saúde, lançado em 2018 e baixado por mais de 10 mil pessoas no Brasil, ajuda o cidadão a monitorar quanto e como os governos municipais aplicam recursos no SUS. No ano passado, o app ficou em segundo lugar na categoria tecnologia do 10º Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A premiação é uma iniciativa da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com entidades governamentais, de controle social e formadores de opinião.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar