Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco dialoga com GTCA sobre gestão e abertura de dados

Participaram da atividade o Diretor da unidade, vices diretores de pesquisa e ensino, pesquisadores e membros do NAAC

04/12/2018

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 31 de outubro foi a vez da Fiocruz Pernambuco receber o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) na sua agenda de visitas a todas as unidades da Fiocruz para apresentar o tema da Ciência Aberta e debater as estratégias para a implantação de diretrizes institucionais sobre gestão e abertura de dados para pesquisa. 

A visita foi realizada pela pesquisadora Bethânia Almeida, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) e também membro do GTCA. A progrmação controu com duas atividades. na parte da manhã, Bethânia realizou uma palestra de sensibilização sobre o movimento internacional da Ciência Aberta, na qual foram compartilhadas as estratégias para sua implantação, com ênfase no Termo de Referência, documento elaborado pelo GTCA base para iniciar os debates. Participaram da atividade o Diretor da unidade, Sinval Brandão Filho, o Vice-Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência Osvaldo Pompilio, a Vice-Diretora de Ensino e Formação Científica, Ana Paula Nascimento, além de pesquisadores e representantes do Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAAC) da unidade. 

Na parte da tarde, foi realizada uma reunião com Ana Paula Nascimento, ponto focal da unidade, e alguns possíveis membros do comitê executivo local, incluindo representantes do NAAC, da área de pesquisa e do Sistema de Gestão Tecnológica e Inovação (Gestec-NIT)”. A previsão, segundo Bethânia, é que em breve a unidade oficialize seu comitê executivo local através de portaria. 
 

Voltar ao topoVoltar